Expressão de arte influencia vida de diferentes gerações
Anaoride Ramazzotti Goda, uma senhora de 75 anos, descobriu uma nova paixão em sua vida, o teatro, após se aposentar. Ela participa do curso de teatro oferecido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e se apresenta em peças teatrais, o que a faz sentir vivosa e realizada. A importância da cultura teatral é destacada por Nair Ribeiro, analista de programas sociais da unidade de Rondonópolis, que explica que o curso tem o objetivo de aprimorar múltiplas habilidades, desde a participação e conhecimento de todas as etapas que contemplam uma peça teatral, até para a qualidade de vida. Yasmim Dias Louredo, uma menina de 11 anos que também participa do curso, conta que aprendeu a se expressar e ser ela mesma sem medo de ser julgada.
O professor André Ferreira, que ministra aula em ambas as turmas, destaca a diferença entre as crianças e os idosos, e ressalta a importância da expressão de arte para a sociedade, como forma de ler a cultura. Ele acho que a sociedade, arte e teatro estão intimamente ligados e que sem eles, a sociedade não seria a mesma.
O curso de teatro para teatro infanto-juvenil é oferecido em Cuiabá e Rondonópolis, e tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas, comunicacionais e sociais. O curso para idosos também é oferecido em Cuiabá e tem como objetivo estimular a criatividade e a socialização. Inscrições podem ser feitas na coordenação da unidade em Cuiabá e Rondonópolis. O valor das inscrições varia según a categoria e o público geral.
Com informações da assessoria imprensa Sesc-MT/ Foto: divulgação.