Estudantes de Mato Grosso se preparam para a competição mundial de robótica nos Estados Unidos

Estudantes de Mato Grosso se preparam para a competição mundial de robótica nos Estados Unidos

A equipe Canintech do Senai Mato Grosso, em parceria com a Seduc-MT, alcançou destaque na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica, realizado em Brasília. Agora, eles se preparam para competir a nível mundial. Os estudantes estão concentrados nos ajustes finais do robô chamado Coqueirinho e partirão para os Estados Unidos no próximo domingo (14.04) para a competição internacional, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de abril.

Na edição anterior do torneio, em 2023, mais de 20 mil competidores de 51 países se reuniram na cidade de Houston. A equipe de Sinop compete na modalidade First Robotics Competition (FRC), conhecida como as Olimpíadas dos robôs. Essa categoria é a mais avançada, envolvendo estudantes do ensino médio que constroem e programam robôs de grande porte industrial. Esses robôs podem pesar até 56 kg e atingir uma altura de 1,2 metro, sendo projetados para realizar tarefas em uma arena.

A equipe se inspirou na arara-canindé, uma espécie abundante em Sinop. Ela é composta por estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino no município, que participam das formações técnicas no Senai MT. Jocely Nogueira, gerente de Educação Profissional e Superior da instituição, enfatiza que a participação dos estudantes no campeonato mundial contribui para o desenvolvimento profissional dos jovens, aprimorando seus conhecimentos em matemática, engenharia, ciência e tecnologia, além das competências socioemocionais. O torneio também promove o intercâmbio cultural entre jovens de todo o mundo e vai além de ser apenas uma competição. Ele demonstra como as tecnologias educacionais podem colaborar com a aprendizagem e preparar os estudantes para o mundo do trabalho.

Alana Sophya dos Santos Elias, Ana Vitória dos Santos Monteiro, Geicy Kelly Bianchi da Silva, Guilherme Cajaíba Ribeiro Silva, Henrique Riffel, Leonel Vitor Venâncio Silvino Oliveira, Nícolas Nathã Pires da Silva e Rafaella Rodrigues serão os representantes do estado na competição.

Rafaella Rodrigues, líder da equipe, comenta que os testes do robô estão sendo finalizados e nos próximos dias ele será enviado para Cuiabá e, em seguida, para Houston. O robô, chamado Coqueirinho 2.0, passou por reformulações completas para a competição internacional, com funcionalidades e estratégias diferentes.

Além disso, a robótica é oferecida de forma complementar aos estudantes das escolas públicas estaduais vinculadas à Seduc-MT, que cursam a habilitação técnica de Nível Médio no itinerário V do novo Ensino Médio. Essa oferta é realizada em parceria com o Senai em 18 municípios de Mato Grosso.

Por: Amanda Simeone – Senai

 

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *