TRE de Mato Grosso retoma sessões presenciais de julgamento

TRE de Mato Grosso retoma sessões presenciais de julgamento

No dia 9 de abril de 2024, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso retomou as sessões plenárias em formato presencial. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou a importância desse momento. Ela enfatizou que o retorno representa um passo significativo não apenas em direção aos eleitores e ao compromisso com a democracia, mas também para a advocacia como um todo. Segundo ela, o debate presencial facilita a formação de entendimentos e torna os julgamentos mais ágeis, o que é especialmente necessário neste momento que antecede as Eleições.

Para participar ou acompanhar as próximas sessões do mês de abril, basta consultar o calendário disponível no site do TRE-MT. Lá, é possível verificar as pautas e os assuntos que serão debatidos nas sessões, além das atas, que contêm um resumo dos julgamentos. Para acessar as pautas, clique aqui.

A vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou que o retorno presencial traz uma sensação de urgência à Justiça Eleitoral. Ela ressaltou que os processos eleitorais possuem prazos reduzidos para o julgamento, especialmente durante o período eleitoral. Portanto, a prontidão e o foco exigidos pelo julgamento presencial contribuem para uma resolução mais rápida.

Durante o julgamento, o advogado Rodrigo Terra Cyrineu fez uma sustentação oral de um processo da pauta e parabenizou a retomada das atividades presenciais em nome dos advogados do Estado. Ele expressou sua felicidade em poder voltar a fazer a defesa oral de seus clientes diante dos magistrados, ressaltando que essa interação pessoal é mais eficaz, eficiente e proporciona uma melhor prestação jurisdicional. Cyrineu agradeceu à excelência da presidente do tribunal pelo retorno das sessões presenciais em nome de seus colegas advogados e de toda a advocacia do estado de Mato Grosso.

No mês de abril, o calendário prevê mais cinco sessões de julgamento presenciais, todas no mesmo horário, às 9h. As datas são: 16, 19, 23, 26 e 30. No entanto, caso deseje acompanhar as sessões online, é possível acessar o canal do TRE-MT no YouTube, clicando aqui.

A exceção será a sessão plenária do dia 12 de abril, que será realizada por meio de videoconferência. Essa decisão foi publicada na Portaria nº 179/2024, divulgada nesta terça-feira, dia 9 de abril.

Por: Maryelle Campos-TRE-MT/ Foto: TRE-MT

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *