Ministro corregedor elogia avanço do cadastro biométrico do TRE em Mato Grosso

Ministro corregedor elogia avanço do cadastro biométrico do TRE em Mato Grosso

No primeiro trimestre de 2024, o Estado de Mato Grosso tem se destacado no avanço do registro biométrico de eleitores. Segundo o relatório apresentado em Brasília pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso tem sido elogiado como um modelo a ser seguido para garantir a segurança e a identificação dos eleitores, bem como o exercício do direito de voto.

A desembargadora Corregedora Eleitoral de Mato Grosso, Serly Marcondes, explicou que diversas medidas foram adotadas para ampliar a abrangência do registro biométrico, incluindo mutirões em regiões distantes e diálogo com a imprensa. Somente no primeiro trimestre, mais de 50 mil eleitores foram registrados biometricamente, representando 2,27% do eleitorado do Estado.

Atualmente, Mato Grosso possui 82,96% dos eleitores registrados biometricamente. Em âmbito nacional, 81,55% dos 156,1 milhões de eleitores possuem seus dados biométricos cadastrados. O relatório apresentado durante a reunião revelou que Mato Grosso registrou 1% de seu eleitorado biometricamente em janeiro, seguido por Maranhão com 0,76%, Espírito Santo com 0,71%, Roraima com 0,65% e Minas Gerais com 0,60%. Em fevereiro, Mato Grosso registrou 1,17% de seu eleitorado, sendo novamente seguido por Maranhão, com 0,79%, Espírito Santo com 0,78%, Amazonas com 0,75% e Alagoas com 0,69%.

Além do registro biométrico, a reunião também abordou a importância de atender às necessidades das pessoas em situação de rua e suas diversas realidades. O Comitê Nacional do PopRuaJud, vinculado à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Conselho Nacional de Justiça, esteve presente para alinhar esforços e garantir o acesso dessas pessoas à cidadania por meio do registro eleitoral. O ministro mencionou que estão sendo realizadas alterações no cadastro eleitoral para ampliar o acesso desses cidadãos ao título de eleitor, como a indicação de endereço e a isenção de multas eleitorais.

A importância do atendimento humanizado também foi enfatizada durante a reunião, e uma nova edição do PopRuaJud está programada para ocorrer em abril, antes do encerramento do período de registro eleitoral.

VEJA TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *