Mato Grosso tem quase 25 mil jovens que se alistaram para as Eleições de 2024

Mato Grosso tem quase 25 mil jovens que se alistaram para as Eleições de 2024

O aumento significativo no número de jovens mato-grossenses se alistando para votar nas Eleições Municipais de 2024 é um indicativo positivo de maior engajamento político dessa faixa etária. Até o momento, 24.779 jovens, incluindo adolescentes de 16 a 17 anos, já se alistaram e estão aptos a exercer o direito de voto. Esse número representa um aumento considerável em comparação com as eleições municipais de 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem desempenhado um papel ativo na promoção da consciência política e incentivo ao voto entre os jovens, mesmo que não seja obrigatória a participação deles nas eleições. As iniciativas do TRE-MT têm contribuído para despertar um maior interesse desse público.

É válido destacar que jovens a partir dos 15 anos de idade já podem fazer o primeiro título eleitoral e votar, desde que completem 16 anos até a data da eleição. Mato Grosso possui um total de 109.782 jovens de 16 a 17 anos, e 22,57% deles já solicitaram a primeira via do título eleitoral, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE. No primeiro trimestre de 2024, houve um aumento no número de solicitações de jovens de 16 e 17 anos em relação ao mesmo período do ano anterior.

É importante ressaltar que qualquer pendência com a Justiça Eleitoral deve ser regularizada até o dia 08 de maio, pois após essa data o cadastro eleitoral será fechado. Os interessados em fazer o primeiro título eleitoral devem comparecer a um Posto ou Cartório Eleitoral antes desse prazo. É relevante lembrar que, a partir dos 15 anos, o alistamento eleitoral não requer autorização dos responsáveis.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *