Bandeira tarifária verde continua sem adicional nas contas de luz em abril

Bandeira tarifária verde continua sem adicional nas contas de luz em abril

A permanência da bandeira tarifária verde durante o mês de abril traz boas notícias para os consumidores de energia elétrica no Brasil. Essa bandeira verde indica que não haverá cobrança adicional na conta de luz, pois os custos de produção de energia estão baixos. Essa situação é resultado das condições favoráveis para a geração de energia nas usinas hidrelétricas, o que tem sido observado nos últimos 24 meses.

O sistema de bandeiras tarifárias foi estabelecido em 2015 com o objetivo de informar aos consumidores os custos da geração de energia no país e mitigar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Antes desse sistema, os custos adicionais decorrentes de dificuldades na geração de energia eram repassados aos consumidores apenas no reajuste anual, com a incidência de juros. Com as bandeiras tarifárias, os custos são cobrados mensalmente e repassados às distribuidoras por meio da “conta Bandeiras”.

Por outro lado, as bandeiras amarela e vermelhas 1 e 2 representam um aumento no custo da geração de energia e a necessidade de acionar usinas termelétricas, o que está principalmente relacionado ao volume dos reservatórios das hidrelétricas. De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, a decisão de manter a bandeira verde confirma as previsões favoráveis de geração, sem aumento de custos para o consumidor, e o contínuo crescimento do uso de fontes renováveis de energia. Isso significa que os consumidores terão menos despesas com o pagamento de energia e uma maior estabilidade nas finanças familiares em todo o país. Essa notícia traz alívio para os consumidores e contribui para a sustentabilidade do setor energético.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *