Janaina Riva recebe apoio de Juca do Guaraná com aval de Emanuel Pinheiro para conquistar voto para a Mesa

Janaina Riva recebe apoio de Juca do Guaraná com aval de Emanuel Pinheiro para conquistar voto para a Mesa

Para se viabilizar como primeira-secretária da Mesa Diretora (2025/2026), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) se reuniu com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para tentar cooptar o voto do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) no pleito.

O jantar ocorreu há dez dias na casa do prefeito, no Bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, e ocorreu a pedido de Juca. Antigos aliados, Janaina e Emanuel romperam lanços em 2020.

Ela tem se articulado para tentar ocupar a primeira-secretária, considerado o segundo cargo mais importante do comando da Assembleia. A função é responsável por gerir o Orçamento dao Legislativo, de R$ 807 milhões.

Apesar de ser correligionário de Janaina, Juca disse a ela que só assumiria o compromisso em votar na parlamentar se tivesse aval de Emanuel. Ele então, propôs o jantar e ela aceitou.

“É uma disputa muito acirrada. O Juca deixou claro para mim que só me apoiaria caso Emanuel concordasse, porque o prefeito o apoiou na última eleição. Então, o Juca me pediu que fosse falar com Emanuel”, disse.

“Eu fui até a casa dele, pedi o respaldo no apoio e ele me disse que apoiaria a decisão do Juca. Ele foi muito respeitoso e eu consegui o voto do Juca que era o meu objetivo”, completou.

No jantar ainda foi tratado, em tom pacífico, a respeito da eleição municipal de Cuiabá. Janaina apoia Eduardo Botelho (União) e Emanuel emplacou a pré-candidatura do empresário Domingos Kennedy (MDB).

Na ocasião ficou decidido que – mais uma vez – os emedebistas caminharão em caminhos distintos.

Ordenador de despesas

A eleição da Mesa Diretora deve ser antecipada para a primeira semana de agosto. Até o momento, o cargo de presidente tem maioria de apoio ao deputado Max Russi (PSB). Agora, o grupo precisa encontrar um nome para a primeira-secretaria.

O cargo é responsável por administrar o orçamento do Poder, que tem duodécimo projetado para esse ano em R$ 807 milhões. Nos próximos anos, o recurso encaminhado pelo Executivo poderá ser ainda maior.

Janaina disputa o cargo com o deputado Beto Dois a Um (PSB), que, nos bastidores, é tratado como o nome de preferência do Palácio Paiaguás.

A articulação ocorreria pois Janaina, sendo a ordenadora de despesas da Assembleia poderiam ganhar capital eleitoral para a eleição de 2026, quando ela e o governador Mauro Mendes (união) podem ambos disputar uma vaga ao Senado.

Redação JA com informações do Site Midianews.com/ Foto: reprodução

- -

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *