Economia do Reino Unido encolhe 0,3% no 4º trimestre e país entra em recessão

Economia do Reino Unido encolhe 0,3% no 4º trimestre e país entra em recessão

A economia do Reino Unido entrou em uma recessão leve no ano passado, de acordo com dados oficiais divulgados na quinta-feira. Isso representa um desafio para o primeiro-ministro Rishi Sunak, que precisa garantir aos eleitores que a economia está segura sob sua gestão antes de uma eleição marcada para este ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país diminuiu 0,1% no terceiro trimestre e 0,3% no quarto, sem alterações em relação às estimativas preliminares, segundo o Gabinete para Estatísticas Nacionais. Esses números são decepcionantes para Sunak, que é acusado pelo Partido Trabalhista da oposição, que lidera as pesquisas de opinião, de supervisionar a “recessão de Rishi”.

Martin Beck, consultor econômico chefe do EY ITEM Club, comentou que o fraco ponto de partida do PIB este ano significa que o crescimento do ano-calendário em 2024 provavelmente será limitado a menos de 1%. No entanto, ele prevê uma aceleração no ritmo de crescimento este ano.

A economia britânica mostrou sinais de começar 2024 em uma base mais forte, com um crescimento mensal do PIB de 0,2% em janeiro e pesquisas não oficiais sugerindo que o crescimento continuou em fevereiro e março. Além disso, os cortes de impostos anunciados pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, e as expectativas de cortes na taxa de juros provavelmente ajudarão a economia em 2024. A economia do Reino Unido cresceu apenas 0,1% em todo o ano de 2023, seu desempenho mais fraco desde 2009, excluindo o ano de pico da pandemia em 2020.

VEJA TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *