O Conselho Pleno aprovou, na última segunda-feira (27/5), uma proposta de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que visa promover alterações na composição do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A iniciativa, que teve origem no Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, busca permitir que todos os desembargadores trabalhistas, independentemente de sua origem, possam ser indicados para o TST. A proposta foi relatada pela conselheira federal Maria Eugênia de Oliveira (RO).
Atualmente, a Constituição Federal estabelece que apenas desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) oriundos da carreira da magistratura podem ser nomeados para o TST. Essa restrição impede que desembargadores provenientes da advocacia ou do Ministério Público, através do quinto constitucional, possam ser promovidos ao TST.
A conselheira defende que não houve uma intenção deliberada dos legisladores em vedar a ascensão desses desembargadores do quinto constitucional ao TST. Ela sugere que o Conselho Federal da OAB proponha uma ADI para declarar parcialmente inconstitucional a expressão “oriundos da magistratura de carreira”, presente no artigo 111-A, inciso I, da Constituição Federal.
O voto da relatora argumenta que a atual diferenciação “viola o princípio da igualdade, na medida em que diferencia indevidamente pessoas em situações semelhantes”. Ela explicou que essa previsão constitucional limitada cria categorias distintas de desembargadores: os de carreira, que podem ser indicados ao TST; e os do quinto constitucional, que não podem ascender a esse tribunal.
Maria Eugênia de Oliveira também ressaltou que, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), não há essa restrição de origem, de modo que tanto os desembargadores do quinto constitucional quanto os de carreira podem ser nomeados.


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-