como saber se estou no primeiro lote de restituição

como saber se estou no primeiro lote de restituição
A restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2024 será paga em lotes, sendo o primeiro lote programado para o dia 31 de maio. É importante verificar se você terá direito a receber o valor restituído nessa data ou se terá que aguardar os próximos lotes.

Inicialmente, é necessário consultar se o contribuinte está apto a receber a restituição do Imposto de Renda. Para isso, basta acessar o site do governo federal e selecionar a opção “Consultar restituição de imposto de renda”. Ao preencher os dados de CPF, data de nascimento e o ano atual, é possível verificar a situação.

A Receita Federal já realizou o primeiro processamento das declarações nos dias 10 e 11 de maio. Portanto, somente aqueles que enviaram suas declarações até essas datas terão a possibilidade de receber a restituição. No entanto, isso não garante que o contribuinte receberá a restituição em 31 de maio.

Existem critérios de prioridade para o recebimento da restituição, que são os seguintes:

1. Pessoas acima de 80 anos;
2. Pessoas acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
3. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
4. Aqueles que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram o Pix para a restituição;
5. Os demais contribuintes.

O calendário para os lotes de restituição do Imposto de Renda 2024 é o seguinte:

– 1° lote: 31/05
– 2° lote: 28/06
– 3° lote: 31/07
– 4° lote: 30/08
– 5° lote: 30/09

É importante ressaltar que quanto mais cedo o contribuinte preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda, mais cedo ele receberá a restituição.

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda sem multa encerra em 31 de maio. No entanto, para os residentes nos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o prazo é estendido até 30 de agosto de 2024.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *