Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

O vazamento de dados de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) foi o oitavo incidente desse tipo desde o lançamento do sistema Pix em novembro de 2020. Entre 20 de março e 13 de abril de 2024, aproximadamente 3.020 chaves Pix tiveram informações expostas, incluindo nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. No entanto, dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidos.

O Banco Central (BC) esclareceu que o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, afetando apenas os dados cadastrais dos clientes. Embora o impacto potencial para os clientes seja considerado baixo, o BC decidiu divulgar o incidente com o objetivo de ser transparente. Todos os clientes afetados serão informados por meio do aplicativo ou internet banking do Banpará, e o BC enfatizou que esses serão os únicos meios de comunicação oficiais, pedindo aos clientes para desconsiderarem ligações telefônicas, SMS, mensagens de aplicativos e e-mails relacionados a esse assunto.

É importante ressaltar que a exposição dos dados não significa necessariamente que todas as informações tenham sido acessadas por terceiros, mas que elas ficaram visíveis por algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC afirmou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, incluindo multas, suspensão ou até mesmo exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do incidente.

Os incidentes anteriores de vazamento de dados do Pix também envolveram exposição de informações cadastrais de clientes, sem a divulgação de senhas e saldos bancários. O BC mantém uma página em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, na qual os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados às chaves Pix ou outros dados pessoais sob a responsabilidade do Banco Central.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *