A importância do seu voto para a democracia

A importância do seu voto para a democracia

Em breve, teremos as eleições que definirão nossos representantes pelos próximos quatro anos. Essa é uma responsabilidade imensa, não apenas aparentemente, mas de fato. Por isso, seu voto como eleitor é extremamente importante!

Sem dúvidas, os brasileiros percorreram um longo caminho até conquistar o direito pleno de votar, o que torna essa conquista ainda mais valiosa. Em uma jovem democracia como a nossa, é ainda mais crucial escolher os candidatos corretos nas próximas eleições. Afinal, trata-se de um ato de cidadania.

É fundamental ter em mente que os eleitos nas eleições municipais serão responsáveis por criar e executar leis que afetam direta e indiretamente a vida de todos. Ao votar, é necessário considerar questões como o histórico do candidato (pessoal, político e partidário), suas propostas e ideias. Além disso, é importante que o cidadão esteja bem informado sobre os assuntos políticos, tanto em relação aos candidatos que já ocupam cargos eletivos quanto aos que estão se apresentando pela primeira vez.

Apesar do afastamento e do “descrença” da sociedade em relação à política, o voto ainda é o maior ato de protesto que a população pode fazer para garantir melhores condições sociais e econômicas para todos. A Constituição Federal afirma que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Ou seja, é a vontade do povo que irá definir o rumo da sua cidade nos próximos anos e, por isso, é necessário ter uma maior consciência em relação às eleições.

Compreender que votar não é uma obrigação, mas sim um direito e uma manifestação da democracia, é o primeiro passo para que o eleitor faça bom uso dessa ferramenta e, de forma criteriosa, consiga eleger representantes políticos realmente comprometidos com os interesses e necessidades da população. Existem sites que disponibilizam informações sobre os candidatos, permitindo que o eleitor faça pesquisas mais detalhadas e saiba sobre a conduta de cada político nos últimos anos, assim como suas propostas no novo plano de governo.

Além disso, em uma palestra proferida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Dr. Jamilson Haddad Campos, na Câmara Municipal de Acorizal em 23 de junho de 2023, o magistrado destacou a importância da participação de estudantes e jovens no fortalecimento da cidadania. Ele ressaltou que esse envolvimento pode ocorrer mesmo antes de votar, por meio da apresentação de sugestões e demandas. Vivenciar o espírito democrático e fomentar os sonhos representa a participação política. O juiz também enfatizou a importância de obter o título eleitoral a partir dos 16 anos de idade.

Assim, cada eleitor tem o direito de escolher livremente seu candidato. O mais importante é cumprir o dever cívico de votar para fortalecer nossa democracia. Votar é um poder e um dever. O ato de votar é um dever e não apenas um direito. A essência desse poder-dever reside na ideia da responsabilidade que cada cidadão tem para com a coletividade ao escolher seus representantes.

Apesar dos avanços em nossa história democrática, ainda há muito a ser feito para garantir que todos os cidadãos participem da vida pública e das decisões políticas em igualdade de condições. Nesse sentido, a participação direta é fundamental, pois tem o poder de transformação e é relevante na construção de cidades mais justas e inclusivas.

Portanto, é necessário que a sociedade participe do processo político para promover mudanças para as gerações futuras, especialmente para desmistificar informações incorretas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *