Ministério Público do Trabalho Instaura Inquérito civil para Investigar Caso Silvio Almeida
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito civil para investigar as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A abertura da apuração ocorreu nesta segunda-feira (9), por iniciativa do próprio MPT.
Almeida foi demitido na última sexta-feira (6), após ser acusado de assédio sexual no dia anterior. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, teria informado ao presidente Lula (PT) e a outros ministros que se sentiu assediada pelo ex-ministro.
O ex-ministro nega as acusações, classificando-as como “ilações absurdas”. Após sua exoneração, ele declarou que essa situação será uma “oportunidade” para demonstrar sua inocência e se reerguer.
Além disso, o MPT também irá investigar alegações de assédio moral que supostamente ocorreram no Ministério dos Direitos Humanos durante a gestão de Almeida, conforme reportado pela Folha de S. Paulo.
A Polícia Federal e a Comissão de Ética da Presidência da República também iniciaram investigações sobre o caso.
Nesta mesma segunda-feira (9), Lula anunciou a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) como a nova ministra da pasta. Macaé enfatizou que as investigações devem assegurar a privacidade das denunciantes e garantir amplo direito de defesa.