VEXAMES BRASILEIROS NO MUNDIAL

A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada nesta sexta-feira (18), pode intensificar de forma significativa a pressão e resultar em mais sanções dos EUA contra o Brasil. O país já se encontra sob a mira de uma investigação americana por supostas práticas comerciais desleais. O cenário aponta para um aumento das medidas retaliatórias, que vão muito além das sanções comerciais esperadas.
Segundo o tributarista Leandro Roesler, essa investigação policial fornece uma “munição” adicional que pode ser explorada pelo governo Trump. Embora a legislação norte-americana exija fundamentos jurídicos específicos, esse inquérito pode servir como justificativa para medidas unilaterais.
A primeira reação do governo dos EUA após a operação da PF contra Bolsonaro foi determinar a revogação do visto de Moraes, seus familiares e de aliados do ministro no STF. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, por meio das redes sociais, na noite desta sexta.
Juristas veem violação a garantias básicas em decisão de Moraes contra Bolsonaro
Moraes manda recado a Trump e cita Abraham Lincoln ao defender soberania
Editorial: O Brasil aos leões: o STF, Trump, Bolsonaro e o preço da vaidade institucional
Seção 301: o arsenal tarifário que Trump pode usar contra o Brasil
Desde a terça-feira (15), o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTr) já conduz uma investigação contra o Brasil. Ela se baseia na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, criada justamente para responder a práticas estrangeiras que afetem o comércio americano
FONTE;Gazeta Povo.
- - - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *