A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 27 anos e 3 meses de prisão, o ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), na última quinta-feira, dia 11 de setembro.
A pena total imposta a Bolsonaro é composta por 24 anos e 9 meses de reclusão, para crimes que preveem regime fechado, e 2 anos e 6 meses de detenção, para crimes de regime semiaberto ou aberto. Como a pena total é superior a 8 anos, a legislação brasileira exige que o cumprimento da sentença comece em regime fechado. Além disso, em decorrência da Lei da Ficha Limpa, a condenação implica na inelegibilidade do ex-presidente por 8 anos após o término da pena.
A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) acusava o ex-presidente e outros sete aliados (ex-auxiliares e militares) de tentarem supostamente impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CRIMES E PENAS
O julgamento, que teve um placar de 4 votos a 1 na Primeira Turma do STF, considerou Jair Bolsonaro culpado de cinco crimes pelos quais era acusado. São eles:
-Golpe de Estado
-Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito
-Organização criminosa armada
-Dano qualificado contra patrimônio da União
-Deterioração de patrimônio tombado
O mesmo colegiado também condenou os outros sete réus da ação penal, apontados pela acusação como o núcleo central da trama. As penas variam de acordo com o papel de cada um no esquema:
-Jair Bolsonaro, ex-presidente: condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
-Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal: condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, além da perda de mandato.
-Almir Garnier, ex-comandante da Marinha: condenado a 24 anos de prisão.
-Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal: condenado a 24 anos de prisão.
-Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional: condenado a 21 anos de prisão.
-Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência: recebeu pena única de até 2 anos em regime aberto, em razão do acordo de colaboração premiada.
-Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa: condenado a 19 anos de prisão.
-Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil: condenado a 26 anos de prisão.
A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside o colegiado.
Fonte:Redação




Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-