Sesc-MT promove evento sobre inclusão por meio do esporte nas unidades Dr. Meirelles e Rondonópolis

Sesc-MT promove evento sobre inclusão por meio do esporte nas unidades Dr. Meirelles e Rondonópolis

Com o objetivo de promover a inclusão por meio do esporte, além de fomentar a prática esportiva, o Sesc-MT promove o projeto “Esporte sem Barreiras”, que contará com atividades nas unidades Rondonópolis, entre os dias 18 e 21 de setembro, e Dr. Meirelles (Cuiabá), de 25 a 27 do mesmo mês.

Serão oficinas, palestra, festival esportivo, campeonatos e apresentações esportivas, unindo os conhecimentos práticos e teóricos, ressaltando a importância de se pensar os esportes de forma mais inclusiva. É importante lembrar que o Brasil ficou em quinto lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, realizada 28 de agosto a 8 de setembro deste ano, subindo ao pódio 89 vezes, com 25 medalhas de ouro, 26 pratas e 38 bronzes, ficando atrás apenas da China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda.

Sesc Rondonópolis

Em Rondonópolis, as atividades do projeto Sesc Esporte sem Barreiras serão realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nos dias 18 a 20, e nas instalações do Sesc no dia 21 de setembro.

No dia 18, a atividade proposta será aprender e fazer o próprio jogo, recriando alguns jogos de salão, com o tema de “Tabuleiro Adaptado”. O objetivo é proporcionar uma experiência construtiva por meio da oficina, pois após a criação do jogo, será realizada a vivência através do brincar lúdico. “Queremos que os participantes aproveitem ao máximo o aprendizado, com muita diversão, onde teremos o Jogo Humano de Dama, juntamente com os alunos da Escola Municipal Carlos Pereira”, explicou a instrutora do Sesc Rondonópolis, Elaina Almeida.

Já no dia 19, será realizado o Festival de Bocha, para o qual os alunos serão divididos por equipes. A regra do jogo é simples, os atletas precisam lançar as bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca. Ganha o ponto o time que conseguir colocar a bocha (bola colorida) mais perto do bolim (bola branca).

O torneio de Futsal será realizado no dia 20, com equipes formadas por alunos da Apae. As duas melhores equipes farão a final e serão premiadas.

E, no dia 21 de setembro, o palco do Esporte sem Barreiras será a unidade do Sesc Rondonópolis, a partir das 7h30, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação do Coral Sesc e apresentação da modalidade de esporte paralímpico Golbol.

A prática de outras modalidades inclusivas também será oferecida, como o atletismo, caminhada com revezamento de bastão, arremesso de pelota, lançamento de bola de basquete e natação. A divisão das categorias será feita por idades. Ao final, todos os participantes serão premiados com medalhas. O evento será encerrado com apresentação circense.

Dr. Meirelles

Na unidade Dr. Meirelles, a programação do projeto Sesc Esporte sem Barreiras ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, e será voltada para pessoas com deficiência e seus familiares, profissionais da Educação Física, graduandos e pós-graduandos em Educação Física e interessados no tema de forma geral.

Na quarta-feira, dia 25, será realizada a oficina da modalidade Golbol, e em seguida a apresentação esportiva com a equipe de Golbol do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), com a participação dos alunos do Centro de Referência Paralímpico (CRP) de Várzea Grande e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dr. Fábio.

Já no dia 26, quinta-feira, a oficina será voltada ao atletismo, arremesso, e recreação esportiva. Também haverá a apresentação das modalidades pela equipe de Atletismo do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande. Participarão da atividade alunos da Apae Cuiabá e do projeto Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Na sexta-feira, dia 27, as atividades irão ocorrer durante todo o dia, iniciando às 8h, apresentação da modalidade Natação, com a equipe do CRP Várzea Grande, recreação na piscina, apresentação circense com a Trupe de Circo, brincadeiras nos brinquedos infláveis.

No período da tarde, será realizada uma roda de conversa, voltada para orientações em saúde, com o tema “Cuidar de quem Cuida”. A atividade é voltada para as mães e familiares de crianças atípicas, neuro divergentes e/ou com deficiência, com o objetivo de falar sobre os cuidados com a saúde mental de quem passa a vida se doando para cuidar do outro, em alusão ao “Setembro Amarelo”.

Confira a programação completa:

Sesc Rondonópolis

18 de setembro – APAE

07h30 – Oficina de Tabuleiro Adaptado

19 de setembro – APAE

13h30 – Pega-pega Sensorial (circuito com vendas nos olhos)

14h – Festival de Bocha

20 de setembro – APAE

13h30 – Torneio de Futsal

21 de setembro – unidade do Sesc

07h30 – Apresentação Esportiva – Golbol, Natação, Arremesso/Lançamento

10h – Apresentação de Circo: Quindim – O contador de histórias

Sesc Dr. Meirelles

25 de setembro

8h – Acolhimento das instituições participantes

9h – Oficina da Modalidade Golbol

10h30 – Apresentação esportiva da modalidade Golbol

26 de setembro

8h – Acolhimento das instituições participantes

9h – Oficina de Atletismo (Atletismo/Arremesso / Recreação Esportiva)

10h30 – Apresentação esportiva de Atletismo

27 de setembro

8h – Acolhimento das instituições participantes

9h – Apresentação da modalidade Natação e Recreação na Piscina

14h – Apresentação de Circo – Trupe de Circo Fuzuê dos Palhaços

14h – Orientação em Saúde – Roda de conversa: Cuidar de quem cuida.

Por Daniele Danchura- assessoria imprensa  Sesc-MT /Foto: divulgação

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *