São Paulo demite técnico Thiago Carpini após derrota para o Flamengo no Brasileirão
O São Paulo comunicou nesta quinta-feira a demissão do técnico Thiago Carpini, após a derrota para o Flamengo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O desempenho insatisfatório, as derrotas e a eliminação nas quartas de final do Paulistão foram determinantes para a saída do treinador.
“O São Paulo Futebol Clube anuncia a saída do técnico Thiago Carpini após uma conversa entre o profissional e a diretoria no Centro de Treinamento da Barra Funda nesta quinta-feira. O clube agradece ao treinador por todo o empenho, dedicação e serviços prestados durante o período em que esteve à frente da equipe, incluindo a conquista da Supercopa e a vitória sobre um rival, que trouxe satisfação aos torcedores”, informou o clube em uma postagem nas redes sociais.
A direção do São Paulo informou que o time será comandado de forma interina pelo auxiliar técnico Milton Cruz. “A diretoria, a partir de agora, dará início à busca por um novo treinador, respeitando os processos e critérios adotados em ocasiões similares anteriores. Enquanto isso, o time será comandado interinamente por Milton Cruz.”
Durante a temporada de 2024, Carpini dirigiu o São Paulo em 18 jogos. Ele chegou para substituir Dorival Júnior, que foi escolhido pela CBF para treinar a seleção brasileira no ciclo da Copa do Mundo de 2026. Sob o comando de Carpini, o São Paulo obteve sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, resultando em um aproveitamento de 50%.
Com a saída de Carpini, o São Paulo iniciará a busca por um novo treinador para o restante da temporada. O próximo compromisso é contra o Atlético Goianiense, no domingo, no estádio Antônio Accioly. O novo comandante terá a responsabilidade de superar a crise técnica da equipe, garantir a classificação na Libertadores e na Copa do Brasil, além de fazer uma campanha digna no Campeonato Brasileiro.
Carpini deixa o São Paulo com um título: a Supercopa Rei. O time empatou sem gols com o rival Palmeiras, mas venceu nos pênaltis no Mineirão, em Belo Horizonte. Com o treinador, também ocorreu o fim do jejum de vitórias contra o Corinthians na Neo Química Arena.
Após a conquista do título, o São Paulo oscilou no Paulistão e quase foi eliminado precocemente. Na última rodada da fase de grupos, enfrentou uma ameaça séria de rebaixamento contra o Ituano. Nas quartas de final, veio a decepção final: eliminação nos pênaltis em casa contra o Novorizontino.
Na Copa Libertadores, o desempenho do time também foi ruim. Na estreia, Carpini recebeu críticas por deixar a equipe com um jogador a menos durante os acréscimos do primeiro tempo. Com a desvantagem numérica, o time sofreu um gol decisivo que resultou na derrota.
Carpini, de 39 anos, ganhou destaque ao levar o Água Santa de Diadema ao vice-campeonato paulista em 2023. Depois, treinou o Juventude e levou a equipe de Caxias do Sul à elite do Brasileirão. Essa campanha despertou o interesse do Santos, que disputará a Série B, mas as negociações não foram concluídas. No caso do São Paulo, a situação foi diferente e a negociação teve um desfecho positivo.