A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a dois anos de prisão em regime aberto o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) e colaborador da acusação no processo sobre a suposta tentativa de golpe.
Ele foi condenado por unanimidade, nesta quinta-feira (11), pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e, por maioria, pelos demais crimes – tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, manteve a validade dos benefícios da colaboração premiada firmada por Cid em 2023 e foi seguido pelos demais ministros da Primeira Turma.
Além dos dois anos de prisão em regime aberto, o acordo prevê a restituição de bens e valores apreendidos, extensão dos benefícios da delação ao pai, esposa e filha maior do militar e segurança à família pela Polícia Federal
Bolsonaro recebeu a condenação mais dura entre os condenados do núcleo 1, com pena de 27 anos e 3 meses de prisão e multa. Moraes estabeleceu a pena do ex-presidente em 24 anos e 9 meses de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, 2 anos e 6 meses de detenção, além do pagamento de 124 dias-multa (no valor de dois salários mínimos).
O ex-ministro Walter Braga Netto recebeu a segunda maior pena. Foi condenado, por unanimidade, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e, por maioria, pelos demais crimes. A pena foi fixada em 26 anos, sendo 24 anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, 2 anos e 6 seis meses de detenção, com pagamento de 100 dias-multa.
Fonte:Redação



Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-