Prazo para produtores de Mato Grosso informarem ao Indea estoque de rebanho termina no dia 4 de junho

Prazo para produtores de Mato Grosso informarem ao Indea estoque de rebanho termina no dia 4 de junho

Os produtores rurais de Mato Grosso têm um prazo até o dia 4 de junho para fornecer ao Governo do Estado informações detalhadas sobre seus rebanhos e propriedades rurais. A campanha estadual de atualização de rebanho, conduzida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), teve início em 1º de maio.

Essa medida substituiu a vacinação contra a febre aftosa e tem como objetivo fornecer uma base sólida para o planejamento das futuras ações operacionais dos serviços veterinários oficiais do Governo do Estado, além de possibilitar a certificação de origem dos animais.

Os produtores de bovinos, bubalinos, suínos, aves, ovinos, caprinos, equinos, muares, asininos, peixes e abelhas devem comunicar o estoque de seus rebanhos. Aqueles que deixarem de informar a quantidade estão sujeitos a uma multa única de 27 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), equivalente a R$ 6.383,00.

A comunicação do rebanho pode ser feita através do módulo do produtor ou presencialmente em qualquer unidade do Indea ou postos avançados. No site do órgão, na seção de Sanidade Animal, é possível encontrar mais informações sobre a campanha.

Para acessar o módulo do produtor, é necessário se cadastrar em uma unidade do Indea e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. O referido termo pode ser acessado no site, na seção de Atendimento não Presencial – Sanidade Animal.

Durante o processo de comunicação do rebanho, os produtores rurais que possuem bovinos e bubalinos sob sua responsabilidade também têm a oportunidade de registrar suas marcas a ferro.

GTA

Os produtores rurais que não realizaram a atualização de seus rebanhos até a última terça-feira (07/05) estão agora impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto no caso de animais destinados ao abate. Portanto, caso necessitem movimentar seus animais, é altamente recomendado que os produtores façam a comunicação do rebanho o mais rápido possível.

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2023, foram registrados 126.441 estabelecimentos rurais. Além disso, foram contabilizados 34,1 milhões de bovinos, 56,5 milhões de peixes, 33,2 milhões de aves comerciais, 1,6 milhão de suínos tecnificados e 450 mil equinos.

-

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *