A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11.7), a Operação Centro Seguro – Fase Liquida Centro, em Cuiabá. A operação intensificará o policiamento na região central da Capital com o reforço de 630 policiais militares ao longo da campanha Liquida Centro, com ações até o dia 19 de julho.
A operação tem como objetivo inibir a prática de crimes como roubos, furtos e outros flagrantes, durante a campanha do comércio Liquida Centro 2025 e das férias escolares do mês de julho. No período, estão previstas ações de fortalecimento da vendas comerciais, com o aumento da circulação da população com previsão de até 100 mil pessoas por dia.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a operação integra o Programa do Tolerância Zero do Governo do Estado, que vem trazendo a diminuição dos índices criminais, e que busca a proximidade com a população e empresários por meio do policiamento ostensivo, com mais segurança durante a abertura do comércio em horário estendido.
“A Polícia Militar tem um compromisso com a sociedade mato-grossense. Essa é mais uma fase da Operação Tolerância Zero, onde conseguimos reduzir índices criminais e entregar segurança para os cidadãos de Mato Grosso. Com essa operação, nós continuaremos a intensificar as nossas ações aqui no centro, para que nós possamos entregar para essa sociedade um trabalho de qualidade, de eficiência e que esse comércio possa continuar ajudando o Estado de Mato Grosso a se alavancar e se desenvolver a cada dia”, afirmou o comandante-geral da PMMT.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Júnior Macagnam, agradeceu o apoio da Polícia Militar na campanha do comércio e também pela presença diária no policiamento na região central. Macagnam ainda pontuou o empenho da Segurança Pública do Estado com as câmeras do Vigia Mais MT, que atendem todo o centro de Cuiabá, e a integração das forças de segurança.
“Quero agradecer a PM por ser sempre parceira. É muito importante, que as pessoas se sintam seguras, que elas vejam a presença da polícia. Também somos parceiros no Vigia Mais MT, com a instalação de mais de 800 câmeras, e o que vemos aqui é a PM mais humanizada com a população, mais firme e rigorosa no combate ao crime, dando essa sensação de segurança para que as pessoas possam vir às compras com mais tranquilidade”, ressaltou o presidente da CDL.
O tenente-coronel Marcelo Moraes, comandante da 21ª Companhia Independente de PM, unidade responsável pela área do centro histórico da Capital, enfatizou a redução da criminalidade da região central, com a queda de roubos em 26% e furtos em 9%, e parabenizou a atuação da tropa policial.
“Graças a atuação incansável de cada policial militar desta unidade, zeramos o número de homicídios dolosos no Centro Histórico, no ano de 2025, até o presente momento. Também registramos quedas de crimes de furto e de roubo. Esses resultados são frutos, não apenas, do empenho da nossa tropa, mas também dos investimentos do nosso Governo do Estado e a parceria sólida com a Prefeitura de Cuiabá e ações integradas fortalecendo a atuação da nossa unidade e ampliando a sensação de segurança a moradores, comerciantes e visitantes do centro histórico”, pontuou o tenente-coronel.
Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também esteve presente no lançamento da operação e parabenizou o trabalho da Polícia Militar e as ações de parceria da instituição e do Governo do Estado com a prefeitura municipal.
“Todos vocês são orgulho para a nossa cidade e estamos trabalhando para ampliar a participação da PM na nossa cidade. Sabemos da eficiência da PM em todas suas atividades e, através dessa parceria com o Programa Tolerância Zero, aumentamos e muito a qualidade da segurança em nosso município. E assim que conseguirmos implementar todas as câmeras do Vigia Mais, os resultados serão ampliados e a nossa força será aumentada. Nossa prefeitura está de portas abertas para somar o trabalho”, finalizou o prefeito municipal.
A Fase Liquida Centro integra a iniciativa da Operação Centro Seguro, que faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado. O policiamento será reforçado com equipes dos batalhões de área do 1º Comando Regional, Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).
Também participaram da solenidade, o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o comandante do 1º Comando Regional (Cuiabá), coronel Paulo César da Silva; o comandante de Policiamento Especializado da PMMT, coronel Ronaldo Roque da Silva; a coronel PM Grasielle Paes; a vereadora municipal e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris; a subprefeita do centro histórico de Cuiabá, Andréia Barros, entre demais autoridades.
Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-