PM intensifica policiamento de região central de Cuiabá com 630 militares durante operação Liquida Centro

A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11.7), a Operação Centro Seguro – Fase Liquida Centro, em Cuiabá. A operação intensificará o policiamento na região central da Capital com o reforço de 630 policiais militares ao longo da campanha Liquida Centro, com ações até o dia 19 de julho.

A operação tem como objetivo inibir a prática de crimes como roubos, furtos e outros flagrantes, durante a campanha do comércio Liquida Centro 2025 e das férias escolares do mês de julho. No período, estão previstas ações de fortalecimento da vendas comerciais, com o aumento da circulação da população com previsão de até 100 mil pessoas por dia.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a operação integra o Programa do Tolerância Zero do Governo do Estado, que vem trazendo a diminuição dos índices criminais, e que busca a proximidade com a população e empresários por meio do policiamento ostensivo, com mais segurança durante a abertura do comércio em horário estendido.

“A Polícia Militar tem um compromisso com a sociedade mato-grossense. Essa é mais uma fase da Operação Tolerância Zero, onde conseguimos reduzir índices criminais e entregar segurança para os cidadãos de Mato Grosso. Com essa operação, nós continuaremos a intensificar as nossas ações aqui no centro, para que nós possamos entregar para essa sociedade um trabalho de qualidade, de eficiência e que esse comércio possa continuar ajudando o Estado de Mato Grosso a se alavancar e se desenvolver a cada dia”, afirmou o comandante-geral da PMMT.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Júnior Macagnam, agradeceu o apoio da Polícia Militar na campanha do comércio e também pela presença diária no policiamento na região central. Macagnam ainda pontuou o empenho da Segurança Pública do Estado com as câmeras do Vigia Mais MT, que atendem todo o centro de Cuiabá, e a integração das forças de segurança.

“Quero agradecer a PM por ser sempre parceira. É muito importante, que as pessoas se sintam seguras, que elas vejam a presença da polícia. Também somos parceiros no Vigia Mais MT, com a instalação de mais de 800 câmeras, e o que vemos aqui é a PM mais humanizada com a população, mais firme e rigorosa no combate ao crime, dando essa sensação de segurança para que as pessoas possam vir às compras com mais tranquilidade”, ressaltou o presidente da CDL.

O tenente-coronel Marcelo Moraes, comandante da 21ª Companhia Independente de PM, unidade responsável pela área do centro histórico da Capital, enfatizou a redução da criminalidade da região central, com a queda de roubos em 26% e furtos em 9%, e parabenizou a atuação da tropa policial.

“Graças a atuação incansável de cada policial militar desta unidade, zeramos o número de homicídios dolosos no Centro Histórico, no ano de 2025, até o presente momento. Também registramos quedas de crimes de furto e de roubo. Esses resultados são frutos, não apenas, do empenho da nossa tropa, mas também dos investimentos do nosso Governo do Estado e a parceria sólida com a Prefeitura de Cuiabá e ações integradas fortalecendo a atuação da nossa unidade e ampliando a sensação de segurança a moradores, comerciantes e visitantes do centro histórico”, pontuou o tenente-coronel.

Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também esteve presente no lançamento da operação e parabenizou o trabalho da Polícia Militar e as ações de parceria da instituição e do Governo do Estado com a prefeitura municipal.

“Todos vocês são orgulho para a nossa cidade e estamos trabalhando para ampliar a participação da PM na nossa cidade. Sabemos da eficiência da PM em todas suas atividades e, através dessa parceria com o Programa Tolerância Zero, aumentamos e muito a qualidade da segurança em nosso município. E assim que conseguirmos implementar todas as câmeras do Vigia Mais, os resultados serão ampliados e a nossa força será aumentada. Nossa prefeitura está de portas abertas para somar o trabalho”, finalizou o prefeito municipal.

A Fase Liquida Centro integra a iniciativa da Operação Centro Seguro, que faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado. O policiamento será reforçado com equipes dos batalhões de área do 1º Comando Regional, Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).

Também participaram da solenidade, o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o comandante do 1º Comando Regional (Cuiabá), coronel Paulo César da Silva; o comandante de Policiamento Especializado da PMMT, coronel Ronaldo Roque da Silva; a coronel PM Grasielle Paes; a vereadora municipal e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris; a subprefeita do centro histórico de Cuiabá, Andréia Barros, entre demais autoridades.

Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT

- - - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *