Ministros da Saúde do G20 se reúnem e discutem protocolo de preparação e resposta a pandemias

Ministros da Saúde do G20 se reúnem e discutem protocolo de preparação e resposta a pandemias

Olá, ocorreu na última quarta-feira (13) uma reunião virtual extraordinária dos Ministros da Saúde dos países que compõem o G20. Sob a liderança da ministra responsável pela saúde no Brasil, Nísia Trindade, o grupo debateu diversos assuntos, incluindo as negociações em andamento na Organização Mundial da Saúde (OMS) para estabelecer um acordo internacional voltado à prevenção, preparação e resposta a pandemias, assim como as modificações propostas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, também participou do encontro.

Dentre as metas abordadas pelos participantes, destacou-se a importância de fortalecer continuamente a Estrutura Global da Saúde. Os ministros da Saúde e os altos funcionários do G20 também enfatizaram a necessidade de adotar medidas que favoreçam a distribuição e o acesso equitativo e oportuno à tecnologia na área da saúde. Além disso, foi ressaltada a importância de uma capacidade de produção diversificada e sustentável, levando em consideração as necessidades específicas de cada região, bem como o aprimoramento da prevenção e vigilância por meio da abordagem integrada “Uma Só Saúde”. A adoção de sistemas de saúde resilientes também foi mencionada.

A reunião contou com a participação de ministros ou representantes da saúde dos seguintes países: Índia, China, África do Sul, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, União Europeia, Alemanha, Canadá, França, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Indonésia, Rússia, Argentina, Austrália e México.

VEJA TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *