O governador Mauro Mendes ressaltou que o Estado e os Emirados têm boas perspectivas de negócios. “Com certeza, nossa relação com os Emirados oferece boas oportunidades em diferentes áreas. Temos o desafio de alcançar a meta de carbono negativo até 1935, e eles têm recursos e tecnologia. Em contrapartida, temos a oferta de alimentos. Com certeza, vamos fortalecer ainda mais essa conexão”, avaliou Mauro Mendes.

Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes Unidos

Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm se destacado no cenário global do jiu-jitsu, transformando-se em um polo de desenvolvimento e promoção do esporte. A crescente influência dos EAU no jiu-jitsu é resultado de um investimento estratégico e visionário por parte do governo e de instituições locais, que têm desenvolvido ações para colocar o país no centro das atenções internacionais desta arte marcial.

O jiu-jitsu se consolidou nos anos 2000, quando o país começou a adotar uma postura mais ativa em relação à promoção e ao desenvolvimento do esporte. Em 2012, a criação da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) marcou um passo decisivo.

O país abriu as portas da inclusão e têm desempenhado um papel crucial no crescimento e na promoção do parajiu-jitsu, demonstrando um forte compromisso com a inclusão e a igualdade no esporte. Com investimentos em infraestrutura, apoio a atletas e eventos de prestígio, o país está moldando o futuro do parajiu-jitsu e se consolidando como um centro global para o esporte adaptado. Mato Grosso mantém uma relação próxima com os Emirados por meio da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), com sede em Barra do Garças.

Atualmente 853 famílias são atendidas com o projeto em Barra do Garças, sob a liderança do fundador Elcirley Luz, também presidente da FBJJP. “Foi nos Emirados que nasceu o parajiu-jitsu, e tive a honra de ser recebido pelo Xeique Mohamed bin Zayed e o Abdulmunem Al Sayed Hashmi. Essa parceria só aumenta, e agora temos a força da inclusão em nosso Estado com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes que em breve receberá o selo mundial da inclusão”, contou Elcirley Luz.