ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado

Brasil registra aumento de 62% nas queimadas

No último ano, 40 milhões de hectares foram afetados por queimadas em todo o território brasileiro. Segundo o Relatório Anual do Fogo, divulgado pelo Mapbiomas , o número corresponde a um percentual de 62% acima da média histórica de 18,5 milhões de hectares anuais.

O período de agosto a outubro de 2024 representou 72% da área queimada no Brasil. A publicação destaca o índice elevado para setembro, que representou um terço (33%) das áreas perdidas pelo fogo.

Além da Amazônia, que atingiu o recorde de incêndios florestais, o relatório aponta uma alta de casos no Pantanal, que teve 62% de seu território queimado pelo menos uma vez no intervalo mapeado.

O bioma também concentra a maior prevalência de extensões queimadas superiores a 100 mil hectares (19,6%). Em comparação com a média histórica, foi observado um crescimento de 157% da área queimada no bioma. Considerando as últimas duas décadas, 93% dos incêndios ocorreram em vegetação nativa.

A Amazônia também registrou a maior área queimada, com aproximadamente 15,6 milhões de hectares consumidos pelo fogo. O valor é 117% superior à média e representa 52% de toda a área nacional afetada.

Outros 1,2 milhão de hectares foram queimados na Mata Atlântica em 2024, marca 261% acima da média histórica do bioma (338,4 mil hectares por ano). De acordo com a pesquisa, essa é a maior extensão de área queimada em um único ano desde 1985.

Dos 15 municípios que mais queimaram, sete estão no Cerrado e seis na Amazônia. Juntos, eles representam 10% das queimadas registradas nas últimas quatro décadas. O relatório ainda indica que os estados do Mato Grosso, Pará e Maranhão concentraram 47% dos incêndios florestais ocorridos entre 1984 e 2024.

O estado de São Paulo reuniu quatro dos dez municípios com maiores proporções de área queimada no Brasil, todos localizados em região predominantemente agrícola.

FONTE:Almapreta
- - - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *