Peixoto de Azevedo (MT) – Na manhã da última terça-feira, 30 de setembro, o prefeito Nilmar Nunes (Paulistinha)recebeu em seu gabinete a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Cristiane Silva Lima, os vereadores Dr. Siqueira (MDB) e Washington Gomes de Brito (PL), o coordenador de Polo da ACT/MT, D. Jesus Campelo Queiroz, e o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACT/MT), Nelson de Faria, para tratar sobre a criação de um Conselho Tutelar no Distrito União do Norte.
O coordenador do Polo da ACT/MT em Peixoto de Azevedo, que abrange os municípios de Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte, avaliou a reunião como bastante produtiva. Segundo ele, a proposta representa uma grande conquista para a comunidade e para o município, considerando a distância de mais de 70 km entre o distrito e a sede, além de comunidades rurais localizadas a até 200 km.
“Com a implantação do Conselho Tutelar no Distrito, quem ganha é a comunidade em geral”, destacou o coordenador.
O presidente da ACT/MT, Nelson de Faria, explicou que a entidade vem realizando, desde o início do ano, Encontros Regionais de Polo em todo o estado, já totalizando 16 reuniões. O objetivo é fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente por meio de parcerias com gestores públicos municipais.
Segundo Faria, Mato Grosso conta atualmente com 155 Conselhos Tutelares e 706 conselheiros em atuação nos 142 municípios. Ele também ressaltou desafios enfrentados pela categoria, como a baixa remuneração — em muitos casos equivalente a um salário mínimo — e a falta de estrutura nas sedes.
Sobre a criação do novo Conselho, Nelson enfatizou que, embora o CONANDA recomende a existência de mais de um conselho apenas em municípios com mais de 100 mil habitantes, a realidade local de Peixoto de Azevedo justifica uma exceção, devido à extensa área rural e à dificuldade de deslocamento dos conselheiros.
“Apresentamos essa proposta baseada nas particularidades locais, visando garantir atendimento mais ágil e eficaz à população do Distrito de União do Norte”, afirmou o presidente.
Durante o encontro, o prefeito Nilmar Nunes (Paulistinha) reconheceu a importância da proposta e destacou que o Distrito União do Norte possui aproximadamente 12 mil habitantes, além de contar com estrutura pública consolidada, como PSFs, UPA, cartório, posto do Detran e outros serviços.
“As conselheiras relataram grandes dificuldades de deslocamento para os atendimentos. Vamos dialogar com o setor jurídico e o Ministério Público para viabilizar esse novo conselho. Podem ter certeza de que faremos o possível para concretizar essa proposta”, afirmou o prefeito.
O vereador Washington Gomes de Brito (PL) reforçou o apoio à iniciativa e destacou o bom momento administrativo vivido pelo município.
“Esse diálogo é fundamental. A criação da segunda unidade do Conselho Tutelar será um avanço importante para o atendimento às nossas crianças e adolescentes”, pontuou.
Já o vereador Dr. Siqueira (MDB), relator da proposta na Câmara Municipal, agradeceu o empenho do prefeito e o apoio da ACT/MT, e garantiu que o Legislativo está unido para aprovar o projeto.
“A distância, a alta demanda e a boa estrutura do distrito justificam plenamente a criação do novo conselho. Temos exemplos em outros municípios, como Itiquira e Várzea Grande, que adotaram medidas semelhantes com excelentes resultados”, destacou.
A criação do Conselho Tutelar no Distrito União do Norte representa um importante passo para o fortalecimento da rede de proteção social em Peixoto de Azevedo, aproximando o atendimento das famílias e garantindo mais eficiência às ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Redação: Matheus Augusto




Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-