Seja bem-vindo(a). Hoje é

Peixoto de Azevedo discute criação de Conselho Tutelar no Distrito União do Norte

Peixoto de Azevedo (MT) – Na manhã da última terça-feira, 30 de setembro, o prefeito Nilmar Nunes (Paulistinha)recebeu em seu gabinete a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Cristiane Silva Lima, os vereadores Dr. Siqueira (MDB) e Washington Gomes de Brito (PL), o coordenador de Polo da ACT/MT, D. Jesus Campelo Queiroz, e o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACT/MT), Nelson de Faria, para tratar sobre a criação de um Conselho Tutelar no Distrito União do Norte.

O coordenador do Polo da ACT/MT em Peixoto de Azevedo, que abrange os municípios de Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte, avaliou a reunião como bastante produtiva. Segundo ele, a proposta representa uma grande conquista para a comunidade e para o município, considerando a distância de mais de 70 km entre o distrito e a sede, além de comunidades rurais localizadas a até 200 km.

“Com a implantação do Conselho Tutelar no Distrito, quem ganha é a comunidade em geral”, destacou o coordenador.

O presidente da ACT/MT, Nelson de Faria, explicou que a entidade vem realizando, desde o início do ano, Encontros Regionais de Polo em todo o estado, já totalizando 16 reuniões. O objetivo é fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente por meio de parcerias com gestores públicos municipais.
Segundo Faria, Mato Grosso conta atualmente com 155 Conselhos Tutelares e 706 conselheiros em atuação nos 142 municípios. Ele também ressaltou desafios enfrentados pela categoria, como a baixa remuneração — em muitos casos equivalente a um salário mínimo — e a falta de estrutura nas sedes.

Sobre a criação do novo Conselho, Nelson enfatizou que, embora o CONANDA recomende a existência de mais de um conselho apenas em municípios com mais de 100 mil habitantes, a realidade local de Peixoto de Azevedo justifica uma exceção, devido à extensa área rural e à dificuldade de deslocamento dos conselheiros.

“Apresentamos essa proposta baseada nas particularidades locais, visando garantir atendimento mais ágil e eficaz à população do Distrito de União do Norte”, afirmou o presidente.

Durante o encontro, o prefeito Nilmar Nunes (Paulistinha) reconheceu a importância da proposta e destacou que o Distrito União do Norte possui aproximadamente 12 mil habitantes, além de contar com estrutura pública consolidada, como PSFs, UPA, cartório, posto do Detran e outros serviços.

“As conselheiras relataram grandes dificuldades de deslocamento para os atendimentos. Vamos dialogar com o setor jurídico e o Ministério Público para viabilizar esse novo conselho. Podem ter certeza de que faremos o possível para concretizar essa proposta”, afirmou o prefeito.

vereador Washington Gomes de Brito (PL) reforçou o apoio à iniciativa e destacou o bom momento administrativo vivido pelo município.

“Esse diálogo é fundamental. A criação da segunda unidade do Conselho Tutelar será um avanço importante para o atendimento às nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

Já o vereador Dr. Siqueira (MDB), relator da proposta na Câmara Municipal, agradeceu o empenho do prefeito e o apoio da ACT/MT, e garantiu que o Legislativo está unido para aprovar o projeto.

“A distância, a alta demanda e a boa estrutura do distrito justificam plenamente a criação do novo conselho. Temos exemplos em outros municípios, como Itiquira e Várzea Grande, que adotaram medidas semelhantes com excelentes resultados”, destacou.

A criação do Conselho Tutelar no Distrito União do Norte representa um importante passo para o fortalecimento da rede de proteção social em Peixoto de Azevedo, aproximando o atendimento das famílias e garantindo mais eficiência às ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

 Redação: Matheus Augusto
- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *