O embargo ambiental sobre um imóvel rural localizado no estado foi mantido, por unanimidade, pela Terceira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que entendeu que a simples assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não exime o dever de comprovar a regularização ambiental da propriedade. “A celebração de TAC não exime o interessado da obrigação de validar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e eliminar passivos ambientais para viabilizar o levantamento do embargo”, destacou o relator, desembargador Márcio Vidal.
A decisão foi proferida em julgamento de recurso contra sentença da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, que já havia denegado o pedido feito em mandado de segurança. A parte autora do processo buscava a suspensão dos efeitos do Termo de Embargo lavrado após autuação por desmatamento de cerca de 250 hectares de vegetação nativa.
O argumento era de que a assinatura do TAC com o Ministério Público Estadual, aliada à inscrição do imóvel no CAR, seria suficiente para permitir o uso da área rural, inclusive os 20% passíveis de exploração econômica conforme o Código Florestal. No entanto, tanto o juiz de Primeira Instância quanto o Tribunal entenderam que a ausência de validação do CAR e a existência de passivos ambientais impedem a liberação da área embargada.
A parte ainda solicitava que fosse liberado ao menos o uso alternativo de até 20% da área, conforme o artigo 12 do Código Florestal. No entanto, o TJMT reafirmou que essa possibilidade também está condicionada à regularidade ambiental da propriedade.
“Embora a legislação permita o uso de até 20% da área, essa prerrogativa depende da inexistência de passivos ambientais e da regularização formal da propriedade, o que não se verifica neste caso”, complementou o relator.
Segundo o relator, o mandado de segurança não é cabível quando a parte não comprova de forma imediata e documental o direito alegado. Nesse sentido, a Terceira Câmara concluiu que não havia “direito líquido e certo” a ser protegido judicialmente, mantendo a decisão administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-