Temáticas essenciais para o futuro do Judiciário, como o impacto das novas tecnologias, a sustentabilidade jurídica enquanto instrumento de transformação ambiental e social e as perspectivas de atuação do Conselho Nacional de Justiça em projetos sociais com foco em transformação, foram debatidas nesta terça-feira (7), segundo dia do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (XVII Consepre), realizado em Salvador (Bahia). O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, e a juíza auxiliar da Presidência, Gabriela Knaul de Albuquerque e Silva, participaram dos debates. O evento será encerrado nesta quarta-feira (8), com a assinatura de uma carta-compromisso.
“O Judiciário configura-se amiúde como um poderoso instrumento para promover a justiça, o equilíbrio e o desenvolvimento sustentável. Conjugados nesse espaço, direcionamo-nos ao enfrentamento do grande desafio que nos impõe a sociedade: fazer com que esta compreenda que somos prestadores de serviços a ela e que temos o dever inalienável de integrar a comunidade ao lugar em que vivemos”, declarou o desembargador José Zuquim Nogueira.
Com uma visão clara de eficiência, o desembargador destaca o compromisso de modernizar o Judiciário de Mato Grosso tornando-o referência em inovação, transparência e responsabilidade ambiental.
“Nós entendemos que o Poder Judiciário não deve ficar somente preocupado com processos, com números, mas também com a sociedade, com os problemas que a sociedade moderna hoje tem. E nós precisamos dar respostas rápidas e concretas, também, para a solução desses problemas”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que exerce o cargo de vice-presidente de Cultura do Consepre.
O Consepre discute, em reuniões periódicas, relevantes temas sobre o Judiciário e busca alinhar pautas importantes relativas aos Tribunais do Brasil. “Atua como um fórum para discutir temas comuns, trocar experiências, alinhar estratégias e propor soluções conjuntas para desafios enfrentados”, resumiu a magistrada.
Ainda nesta terça-feira, durante a reunião administrativa que abriu os trabalhos do turno matutino, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, passou o cargo de presidente do CONSEPRE para o desembargador Raduan Miguel Filho, chefe do Judiciário de Rondônia.
Painéis
“Judiciário e as novas tecnologias”, “Sustentabilidade Jurídica: O Direito como Instrumento de Transformação Ambiental e Social”, “Balanço e Perspectivas de Atuação do Conselho Nacional de Justiça – Projetos Sociais e os Impactos Transformadores – POP RUA JUD” e “Uso Intenso de Dados: a Nova Competência da Gestão Pública” foram as temáticas tratadas neste segundo dia do encontro.
Confira a programação do encerramento (8 de outubro):
9h30 – Painel 1: “Inovação e Direito: do Buscador à Inteligência Artificial Generativa – Tribunais na Era Digital”
Mesa Redonda – Palestrantes: Luiz Paulo Pinho, cofundador do JusBrasil, e Ademir Picolli, fundador e presidente do J.EX.
10h – Reunião reservada com os presidentes dos Tribunais de Justiça
10h – Reunião reservada com os juízes auxiliares dos Tribunais de Justiça
Com informações do TJBA




Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-