A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta a população e as gestões municipais sobre a baixa adesão de vacinação contra a influenza em Mato Grosso. O Estado tem o total de 138.603 doses aplicadas até o momento e apenas 10,42% de cobertura vacinal em grupo prioritário, que é composto exclusivamente por crianças, idosos e gestantes.
O Estado já recebeu e distribuiu 856 mil doses da vacina, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas do grupo estratégico: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde em substituição, Alessandra Moraes, destaca a atuação do Estado quanto à orientação dos municípios para a imunização contra a gripe.
“No momento, a vacinação da Influenza está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para o grupo prioritário e estratégico. Além de ter distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, o Estado tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, destacou.
Alessandra ainda ressaltou que é necessário que os pais e responsáveis levem as crianças para vacinar. “Não podemos deixar de ressaltar a importância da vacinação em crianças menores de cinco anos. Este é um período em que se iniciam as baixas temperaturas, que podem causar doenças respiratórias. A vacina imuniza as crianças contra três tipos de vírus da influenza, então é importante que os pais e as mães busquem a vacinação e levem seus filhos para tomar a vacina”, concluiu.


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-