O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, apresentou à Comissão de Educação da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (7), o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (SME), com destaque para as medidas emergenciais e ações de médio e longo prazo.
Amauri destacou o plano inicial, composto por 11 medidas que serão apresentadas à sociedade, incluindo a valorização dos profissionais, qualificação, plano pedagógico, assistência aos alunos com algum tipo de neurodivergência e o compromisso com a manutenção emergencial das escolas municipais.
“Minha equipe de infraestrutura tem mapeado todos os problemas das 172 unidades escolares, que foram classificadas da mais ruim a menos pior. Com esse diagnóstico em mãos, queremos criar uma força-tarefa para intervir na infraestrutura das escolas já no mês de junho. Conversei com o prefeito Abilio, e ele quer que isso seja prioridade. No momento, estamos buscando respaldo jurídico para executar as intervenções. Infelizmente, as escolas do município foram deixadas por muito tempo sem manutenção”, explicou o secretário.
Segundo ele, neste plano de emergência, a força-tarefa começará com a manutenção de telhados, banheiros, cozinhas e da parte elétrica, incluindo a climatização e a pintura interna e externa das escolas. “Esses principais pontos serão atendidos de forma emergencial. É evidente que não vamos executar tudo de imediato, mas o que temos hoje é um diagnóstico e um plano de ação pronto para ser colocado em prática”.
Durante a reunião, presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), foram apresentadas a programação para a entrega de uniformes escolares e o planejamento pedagógico, começando pela educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de melhorar o índice educacional de Cuiabá entre as capitais.
“Acredito que até a segunda quinzena de maio resolveremos o problema dos uniformes de maneira definitiva. O fornecedor entregou 41% da quantidade estipulada em contrato e deve entregar o restante até o final desta semana. Dependemos desse fornecimento. Para evitar que o problema se repita no próximo ano, vamos realizar a aquisição em outubro para 2026 e iniciar o ano com todos os kits e uniformes entregues”, garantiu.
Questionado pela vereadora Michelly Alencar sobre as metas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Amauri Monge enfatizou o compromisso da gestão em melhorar a colocação de Cuiabá no ranking. “Hoje, o nosso Ideb é 5,8. Estamos em 12º lugar entre as capitais, e me informaram que ocupamos a 57ª posição geral, o que não nos honra enquanto capital. E nós vamos mudar isso! Pretendemos colocar Cuiabá entre as 10 primeiras, tanto no ranking das capitais quanto no estado.”
Também foi apresentado o projeto que transforma as escolas em bens públicos efetivos da comunidade. Além da abertura aos finais de semana, as unidades funcionarão também durante a semana, oferecendo atividades esportivas e culturais à comunidade, em parceria com as secretarias municipais de Esportes e Cultura.
“Montamos um grupo de 20 escolas, nas quais iniciaremos o projeto-piloto em breve. Haverá abertura às terças, quintas e sábados — às terças e quintas no período noturno, com professor de educação física oferecendo aulas para mulheres, provavelmente de zumba, a pedido da maioria, e para os homens, futebol de salão na quadra. Aos sábados, a Secretaria de Cultura oferecerá oficinas culturais”, declarou o secretário.


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-