A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Conselho Estadual de Juventude de Mato Grosso (Conjuv-MT) firmaram, nesta sexta-feira (20.2), um Acordo de Cooperação Técnica para a promoção de ações de conscientização cidadã e para facilitar a emissão do título de eleitor aos estudantes da rede estadual de educação técnica. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação da juventude no processo democrático.
A cerimônia de assinatura foi conduzida pela presidente do TRE-MT, a desembargadora Serly Marcondes Alves, que destacou a importância da parceria entre as instituições. “Tenho muito orgulho dessa iniciativa. Queremos uma juventude forte, engajada e comprometida com a democracia. Essas parcerias ampliam nosso alcance, fortalecem a educação cidadã e garantem que diferentes públicos tenham acesso à informação, aos serviços eleitorais e ao pleno exercício da democracia”, ressaltou.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou o alcance da rede estadual de ensino técnico e o potencial da ação junto aos estudantes. “Hoje temos 17 Escolas Técnicas Estaduais em funcionamento, com cerca de 13 mil jovens matriculados, na faixa etária de 15 a 17 anos. São estudantes que já estão se preparando para o mundo do trabalho e, agora, também para o exercício da cidadania. Nossa expectativa é alcançar 15 mil alunos até julho deste ano, ampliando significativamente o impacto dessas ações em parceria com a Justiça Eleitoral”, afirmou.
Dados do TRE-MT apontam que aproximadamente 157 mil jovens, entre 15 e 17 anos, estão aptos ao alistamento eleitoral em Mato Grosso. Com o acordo, as instituições buscam facilitar a emissão do primeiro título de eleitor para os estudantes das 17 Escolas Técnicas Estaduais, por meio de logística de transporte até os cartórios eleitorais e da realização de atividades formativas sobre cidadania e democracia diretamente nas unidades de ensino.
O presidente do Conselho Estadual de Juventude (Conjuv-MT), Vinícius Brasilino, reforçou a relevância da participação juvenil no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Não há construção democrática sem a participação da juventude. Se conquistamos o direito ao voto aos 16 anos, é fundamental exercê-lo. Mais do que tirar o título, é preciso participar ativamente do processo democrático. A juventude tem papel central no fortalecimento da democracia”, enfatizou.
Na ocasião, também foi firmado termo de cooperação com a Academia Mato-grossense de Letras (AML). O evento contou ainda com a presença de representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso e da MT Escola de Teatro, ampliando o caráter interinstitucional da iniciativa.
-
-
Recomendamos que veja
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

-

