Seja bem-vindo(a). Hoje é

Professores são qualificados para educar crianças com dislexia

Professores das escolas públicas de Cuiabá participaram de um simpósio voltado para a identificação de sinais de dislexia em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. O evento ocorreu no período da tarde no auditório Maestro China, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Bandeirantes.

A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explicou que o município planeja oferecer, a partir de 2026, formações continuadas para capacitar os professores sobre o tema.

“Este foi o primeiro evento realizado na Secretaria Municipal de Educação com foco na dislexia. A partir de 2026, iremos aprofundar ainda mais esse assunto para garantir que a informação e o conhecimento sejam acessíveis. Por meio de formações continuadas, levaremos conhecimento a diretores, coordenadores e professores. Quando a dislexia é identificada nas séries iniciais, a implementação de métodos educacionais se torna mais eficaz, assegurando uma aprendizagem plena para essas crianças”, afirmou.

A presidente da associação de dislexia de Mato Grosso, Gabrielle Cury, destacou que o simpósio é realizado de forma itinerante nos municípios, com o objetivo de informar as famílias e auxiliar o poder público no suporte às crianças com dislexia. “Já estivemos em Cáceres, Rondonópolis, e agora foi a vez de Cuiabá. É muito relevante a participação da Prefeitura de Cuiabá, que demonstra disposição para dialogar com as associações, buscando a melhor aprendizagem para as crianças.”

O simpósio sobre dislexia contou com a presença da presidente do Instituto “Domlexia”, que apresentou uma palestra sobre como identificar crianças que apresentam sinais de dislexia.

Entenda

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta habilidades fundamentais de leitura e linguagem. É classificada como um transtorno específico da aprendizagem, pois seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico dos alunos, sem que haja outra condição (neurológica, sensorial ou motora) que explique as dificuldades observadas.

O termo “dislexia” é frequentemente utilizado para se referir ao transtorno específico da aprendizagem que prejudica as habilidades de leitura e escrita. Características comuns incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.

Existem diferentes graus de dislexia, classificados como leve, moderado e severo. O grau de dislexia geralmente é determinado pela gravidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *