O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, receberam uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), liderada pela presidente Gisela Alves Cardoso, na manhã desta sexta-feira (25 de julho), para tratar sobre propostas de melhorias em comarcas do interior do estado.
Durante a reunião, foram apresentadas demandas como nomeação de mais servidores, oficial de justiça e magistrado nas comarcas de Cláudia, Vera, Sapezal, bem como pedidos para criação de novas varas, como uma nova Vara de Família em Sinop, 2ª Vara Criminal em Alta Floresta e mais uma vara em Tapurah.
As sugestões foram apresentadas pelos presidentes das Subseções da OAB de Sinop e Tangará da Serra, respectivamente, Reginaldo Monteiro e Wanessa Franchini; pelo representante da OAB em Sapezal, André Longa; pelo conselheiro da Seccional de Lucas do Rio Verde, Cristiano Alcides Basso; e pelo presidente da Subseção de Alta Floresta, Jean Stavarengo, no ato representado pela presidente da OAB-MT. Conforme os advogados, as propostas estão baseadas nas realidades locais, como aumento crescente de ações envolvendo agronegócio, família e sucessões e crimes de diversas naturezas, principalmente ligadas ao crime organizado.
O presidente do TJMT disse que o Tribunal estará sempre de portas abertas para receber e ouvir a advocacia e ressaltou ainda a importância de atuar com serviço de inteligência e estratégia para detectar de forma constante as necessidades e melhorias que precisam ser feitas no Judiciário. “Esse serviço de inteligência é para detectar realmente o que é preciso para atender a contento o jurisdicionado e apresentar soluções”.
José Zuquim destacou a necessidade de estudos para verificar a necessidade de criação de novas varas, enfatizou que o concurso de servidores foi homologado e que o certame relativo à magistratura está em fase final, o que irá atender boa parte das demandas apresentadas. Ele informou também que autorizou a reforma e ampliação do Fórum de Sapezal.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, informou que já existem estudos em andamento sobre criação de varas em Alta Floresta, Sapezal e Tapurah e se comprometeu em entregar, no prazo de 30 dias, a conclusão dos levantamentos, com dados concretos sobre fluxo de processos e viabilidade financeira. Ele destacou ainda que determinou um esforço concentrado na comarca de Sapezal, Tapurah e Sinop, que será conduzido pelo Núcleo de Atuação Estratégica (NAE), a partir do início de agosto. Lindote enalteceu a importância do diálogo com a advocacia. “É sempre uma alegria receber a OAB porque sabemos que só vem a contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional”.
A presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, agradeceu pela abertura do TJMT em conversar com a advocacia. “Mais uma vez quero reiterar o quão nós temos sido atendidos, ouvidos, recebidos neste Tribunal, na Corregedoria, com diálogo sempre aberto e direto. E isso, sem dúvida nenhuma, apenas fortalece as instituições e a busca pelo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Então, fica nosso agradecimento por essa abertura que a advocacia e a OAB têm com esse Tribunal”, disse Gisela Cardoso.
Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, Emerson Luis Pereira Cajango, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Jorge Alexandre Martins Ferreira e João Filho de Almeida Portela; e as conselheiras estaduais da OAB-MT Aleandra Francisca, Angélica Maciel, Elisangela Sanches e Waleska Piovan.

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-