Políticos conservadores de MT se animam com vitória de Donald Trump e pedem retorno do inelegível Bolsonaro em 2026
VEJA RESULTADO DO JULGAMENTO DE BOLSONARO NO TSE:
“Por maioria de votos, TSE declara Bolsonaro inelegível por 8 anos”,
Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado. Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, uma vez que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta. Nesse ponto, a decisão foi unânime.
O julgamento foi encerrado na tarde desta sexta-feira (30/06/2023 /15:15 ) com a proclamação do resultado pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
Consequências
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves. Com isso, ficou determinada a imediata comunicação da decisão à Secretaria da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), para que, independentemente da publicação do acórdão, se promova a devida anotação no histórico de Jair Bolsonaro no cadastro eleitoral da restrição à sua capacidade eleitoral passiva, ou seja, da impossibilidade de se candidatar e ser votado em eleições.
A decisão também foi comunicada imediatamente à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).
Essa animação se deve ao alinhamento ideológico entre Trump e Bolsonaro, ambos frequentemente classificados como representantes de uma direita radical. Durante seus mandatos, os dois enfrentaram a pandemia de Covid-19 e não conseguiram se reeleger.
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), foi um dos primeiros a comentar a vitória de Trump. Em uma postagem, ele destacou: “Em 2020, enquanto Trump perdia nos EUA, eu também perdi em Cuiabá. Agora, em 2024, recuperamos tanto Cuiabá quanto os EUA. Em 2026, já sabemos…” ao compartilhar uma imagem ao lado de Trump.
O deputado federal José Medeiros (PL), que é considerado um possível “candidato de Bolsonaro” ao Senado em 2026, também se manifestou. Ele listou uma série de líderes conservadores recentemente eleitos, como Nayib Bukele, em El Salvador; Javier Milei, na Argentina; e Donald Trump, sugerindo que Bolsonaro poderia se juntar a eles em 2026. “Ninguém aguenta mais as mentiras da esquerda. Bolsonaro 2026”, escreveu Medeiros.
O deputado Coronel Assis também expressou seu apoio, afirmando que a vitória de Trump representa uma grande conquista para o conservadorismo e traz esperança para um futuro melhor tanto para o Brasil quanto para o mundo. “Que esses valores permaneçam firmes, defendendo a liberdade e o futuro das nossas nações. 2026 está chegando e é hora de libertar o Brasil”, comentou Assis, ao postar uma foto com Trump e Bolsonaro.
Além deles, outros deputados federais, como Coronel Fernanda e Nelson Barbudo, bem como os estaduais Gilberto Cattani, Elizeu Nascimento e Diego Guimarães, também se manifestaram em apoio ao retorno de Bolsonaro.
Redação JA/ Foto: reprodução