Câmara VG - Nova Sede TCE MT Linguagem Simples - AL MT

Polícia Civil se prepara para a Conferência Recupera MT no mês de outubro em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso se prepara para participar da Conferência Recupera MT, nos dias 2 e 3 de outubro, em Cuiabá, que reunirá magistrados, promotores, delegados de polícia, entre outros servidores do sistema de justiça de todo país.

Buscando articulação das instituições, o IV Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Conferência Recupera MT), será realizado no auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), conta com a parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e Escola Superior da Magistratura, Polícia Civil de Mato Grosso e Ministério Público Estadual.

Nos dois dias serão discutidas a recuperação de bens oriundos de atividades ilícitas com foco na descapitalização de organizações criminosas, a ampliação e cooperação entre órgãos federais e estaduais do sistema de justiça e das forças de segurança.

Representando a Polícia Civil mato-grossense, 60 delegados de polícia atuantes na capital e interior do estado participarão da Conferência Recupera MT.

A programação também conta com a presença de dois delegados da instituição, que farão as apresentações no Painel 5 (tema: Confisco Alargado) e Painel 6 (tema: A Problemática da Apreensão de Criptomoedas).

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Rodrigo Bastos da Silva, a atuação estratégica da Polícia Civil no combate ao crime organizado passa necessariamente pela recuperação de ativos das organizações criminosas, com a reversão para a própria força de segurança pública.

Conforme o coordenador de Informações Financeiras e Recuperação de Ativos (Cifra), da Polícia Civil, Luiz Henrique Damasceno, a recuperação de ativos é primordial ser discutida pelos Órgãos que compõem o sistema criminal, uma vez que para enfrentar o crime organizado não basta identificar autoria e materializada.

“É necessário descapitalizar e em especial reverter o recurso em investimentos para as forças de segurança pública”, destacou o delegado Luiz Henrique Damasceno.

Serviço

Evento: Conferência Recupera MT

Datas: 2 e 3 de outubro de 2025

Horários: 2/10, 8h-12h e 14h-18h; 3/10, 9h-12h e 14h-18h

Local: Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite – TJMT

Acesse a programação

- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *