Na manhã desta terça-feira (15/04), a Polícia Civil de Mato Grosso realizou a “Operação Discordância”, cumprindo um mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 16 anos em Rondonópolis, a cerca de 218 km de Cuiabá. O jovem é suspeito de incentivar a automutilação entre outros adolescentes por meio de uma plataforma digital.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), com base em informações fornecidas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esse órgão monitora continuamente ambientes virtuais que podem colocar em risco a segurança de crianças e adolescentes.
O mandado foi autorizado pela Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, após a coleta de evidências que apontaram o uso recorrente de canais online para divulgar conteúdos perigosos e estimular comportamentos autodestrutivos entre menores.
Sob a coordenação do delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, foi identificado que o adolescente já havia sido alvo de outra investigação, durante a “Operação Mão de Ferro”, lançada pela mesma unidade em 1º de agosto de 2024. Na ocasião, ele foi investigado por cyberbullying, incitação à automutilação e apologia ao nazismo em redes sociais e comunidades virtuais.
Na operação desta terça-feira, o celular do adolescente foi apreendido e será submetido a perícia técnica para aprofundar as investigações, com o objetivo de identificar possíveis cúmplices e proteger outras vítimas em potencial. Por decisão judicial, todos os perfis do menor nas redes sociais foram excluídos.


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-