O Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio do Programa Verde Novo, participou no sábado (16 de agosto) do Festival ODS das Artes, realizado no Pantanal Shopping, em Cuiabá (MT). A iniciativa integra a programação do Caminhão ODS, que percorre cidades de todo Brasil disseminando práticas educativas, culturais e ambientais inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).
Entre música, dança e atividades lúdicas, o estande do Verde Novo chamou a atenção do público ao distribuir centenas mudas de árvores nativas e frutíferas (ata, pitanga, pitomba, ingá, goiaba, amora, tamarindo, acerola, ipê-roxo, pata de vaca, ipê-branco), além de conscientizar a população sobre a importância de plantar, cultivar e proteger o meio ambiente.
A engenheira florestal do Programa, Rosiane Carnaíba, explicou que levar o Verde Novo, idealizado pelo desembargador Rodrigo Curvo, a espaços como shoppings é uma forma de ampliar o alcance das ações de educação ambiental e conscientização.
“Hoje estamos incentivando a arborização urbana e mostrando que o Verde Novo atua para resgatar nossas cidades, inclusive Cuiabá, resgatando o título de Cidade Verde. O programa se conecta diretamente aos ODS 11 e 13, que tratam de cidades sustentáveis e mudanças climáticas”.
Ela pontuou que cada árvore plantada contribui não apenas para o embelezamento da cidade, mas também para a melhoria do microclima e da qualidade de vida da população. “Quando a gente planta árvores, a gente garante sombra, um ar mais puro, mais biodiversidade. E isso impacta diretamente na forma como as pessoas se relacionam com o espaço urbano, permitindo caminhadas, esportes e convivência em um ambiente mais saudável”.
Ainda enalteceu que o projeto cumpre um papel simbólico de aproximar o Judiciário da vida cotidiana da população. “O Verde Novo quebra paradigmas, porque mostra que a Justiça também pode ser educativa, ajudando a construir uma cidade mais sustentável e humana”, concluiu.
Além da distribuição de mudas, o estande do Verde Novo contou com a presença do palhaço Lelé Picolé Curimpampam, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), personagem interpretado pelo servidor Marcelo Luciano Campos. Ele encantou a criançada com esculturas de balão, levando de maneira divertida e descontraída importantes mensagens sobre educação ambiental.
Caminhão ODS – À frente do Caminhão ODS, o idealizador Diego Gazola explicou que o festival é um convite para que toda sociedade participe ativamente das metas globais de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a proposta do projeto é tornar os ODS algo palpável, acessível e participativo. Além de Cuiabá, o Caminhão ODS ainda passará por Lucas do Rio Verde e Rondonópolis nas próximas semanas.
“A Agenda 2030 tem um lema muito claro, que é de não deixar ninguém para trás. Isso significa que governos, empresas, organizações da sociedade civil e o próprio cidadão comum precisam assumir corresponsabilidade. Cada parceiro que está aqui representa uma causa, mas todos juntos estão conectados a um compromisso global”.
Gazola evidenciou ainda que a presença de instituições como o TJMT mostra uma nova face do Judiciário. “Ver o Judiciário engajado em ações ambientais surpreende positivamente. Isso demonstra que a Justiça não está isolada, mas inserida na vida da comunidade, lidando também com causas coletivas. Iniciativas como o Verde Novo dão esse exemplo de proximidade”, completou.
Ele revelou que o Caminhão ODS é itinerante, sendo realizado pela primeira vez em um shopping center, justamente para alcançar o grande público. “Assim conseguimos potencializar a mensagem, porque alcançamos famílias inteiras, crianças, jovens e adultos em um ambiente de convivência. E isso é fundamental para que a sustentabilidade seja entendida como algo do dia a dia, e não distante da realidade das pessoas”.
Para Diego, cada muda entregue carrega um simbolismo poderoso. “Não é apenas uma planta. É a oportunidade de mostrar que todos nós fazemos parte de algo maior. Quando uma pessoa leva uma muda para casa, ela leva também um pedaço desse compromisso coletivo com o futuro”, concluiu.
Enquanto isso, o gerente de operações do Pantanal Shopping, Samir Nassarden, ressaltou a importância da parceria com o Caminhão ODS assim como com o Judiciário mato-grossense. “Essa parceria com o Verde Novo é de muitos anos e vai continuar. Ter um evento físico como esse só reforça nossa atuação como porta-voz da sustentabilidade em Mato Grosso”, disse.
Muitas mudas, por favor! – Entre os visitantes, a adesão foi imediata. A estudante Laura Barbosa, de 25 anos, ficou surpresa ao ver o Judiciário presente. “As pessoas associam o Judiciário só a julgamentos, mas ver a instituição colaborando com a sustentabilidade aproxima a população”, avaliou.
Pensamento compartilhado pela jovem Nathally Araújo, de 18 anos. “Sempre gostei de plantas, tenho um sítio e quando vi o estande pensei na oportunidade de pegar algumas mudas. E sabendo que é uma iniciativa do Judiciário é ainda melhor. Achei que o Judiciário atuava só no meio jurídico”.
Para a assistente administrativa Amanda Diniz, que participou acompanhada da filha, o evento proporcionou aprendizado e lazer. “Pegamos mudas de acerola e goiaba. É bom ter frutas em casa e envolver as crianças nesse cuidado com o futuro”, disse.
A diretora escolar Érika Meirelles, de Várzea Grande, levou mudas para a horta e o pomar da instituição que atua. “O meio ambiente transforma as pessoas. Estar em contato com a natureza deixa os pensamentos mais positivos”, relatou.
Já Maria Gonçalina de Abreu Lara, de 68 anos, saiu satisfeita com as novas mudas de jabuticaba e pitanga. “Eu gosto de falar com as plantas, pedir para crescerem e darem frutos. Quanto mais verde, melhor”, disse com um sorriso.
ZapMudas – Desde 2017, o Programa Verde Novo já distribuiu milhares de mudas de árvores nativas e frutíferas, promovendo a arborização de Cuiabá e Várzea Grande em escolas, praças, parques e residências.
Além da doação gratuita de mudas por meio do ZapMudas (65 3648-6879), o projeto estimula a participação popular e o voluntariado, reforçando que cada árvore plantada contribui para melhorar o clima e recuperar florestas urbanas.

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-