Câmara VG - Nova Sede TCE MT Linguagem Simples - AL MT

mutirão eleitoral para coleta biométrica neste sábado (27)

Será nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Nossa Senhora da Penha de França”, das 8 às 13h

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso promove neste sábado (27), no distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, um mutirão com foco no cadastramento biométrico de eleitores. A ação ocorrerá nas instalações da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Nossa Senhora da Penha de França”, no horário das 8h às 13h. Entre os serviços oferecidos estão: alistamento (1º título), transferência, revisão, regularização de inscrição cancelada, emissão de segunda via e guia para pagamento de multas, além da coleta biométrica.

Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados em versão física ou digital. Do mutirão, o cidadão ou cidadã já sai com o título de eleitor em mãos, além da orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Qualquer eleitor(a) pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso: não é necessário votar no local ou morar na cidade onde a ação é realizada.

A Justiça Eleitoral, por meio do cartório da 51ª Zona Eleitoral, levará para o mutirão toda a estrutura necessária para os atendimentos, com o trabalho de 10 servidores e oito kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), haverá transporte escolar nas rotas e horários de aula, mesmo se tratando de um sábado, para oportunizar o acesso dos eleitores ao mutirão. “A Justiça Eleitoral está empenhada em ir até o eleitor e a eleitora para que a biometria seja feita. A biometria representa mais segurança, agilizando a identificação e a votação no dia da eleição”, explica o chefe do cartório da 51ª Zona Eleitoral, Diego Manoel Mascarenhas do Nascimento.

No sábado passado, o cartório iniciou a convocação dos moradores com o uso de carro de som, percorrendo as localidades e informando os serviços que serão oferecidos. O roteiro de deslocamento por toda a região seguiu as orientações da própria comunidade. Dados coletados pela Justiça Eleitoral indicam que a região do Coxipó do Ouro possui 3 mil habitantes, sendo mil moradores permanentes. “Foram encaminhados panfletos pelos alunos da escola para que entregassem aos familiares, assim como convites digitais nos grupos de WhatsApp das comunidades. Estamos reforçando o ‘boca a boca’ para que o mutirão chegue ao maior número possível de pessoas, sejam moradores ou visitantes. Há pessoas que foram morar do distrito e ainda não fizeram a transferência ou mudança. Do Coxipó do Ouro até o cartório eleitoral são quase 30 km”, informa o chefe do cartório.

Para chegar ao vilarejo, o percurso é pavimentado e inclui as rodovias estaduais MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), MT-020 e MT-402.

Conforme a 51ª Zona Eleitoral, a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Nossa Senhora da Penha de França” possui 532 eleitores aptos a votar, dos quais 498 já realizaram a biometria, o que corresponde a 93,61%. Restam ainda 34 eleitores sem biometria. A presença da unidade móvel na localidade reforça a campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que tem como meta ampliar a coleta biométrica no Estado, em 2025, para no mínimo 98%.

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação.

Jornalista Anderson Pinho

Crédito da Imagem: Jorge Pinho | SME

#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Nossa Senhora da Penha de França”, em Cuiabá. Em frente ao prédio, há pessoas reunidas, algumas entrando e outras circulando pelo pátio. No espaço externo, próximo ao portão de entrada, estão hasteadas bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá. O prédio tem telhado de telhas cerâmicas e paredes claras, transmitindo aspecto organizado e acolhedor.

FONTE-mt.jus.br
- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *