A missão empresarial e institucional de Mato Grosso à Índia, que teve início esta semana, cumpre uma intensa agenda de compromissos, com ênfase em inovação, conectividade e desenvolvimento sustentável. Representantes da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), prefeituras, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) e da Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) já participaram de encontros com lideranças políticas, empresas de tecnologia e instituições acadêmicas indianas. A missão técnica teve início em 22 de agosto e seguirá até 1º de setembro, consolidando parcerias e explorando oportunidades de cooperação bilateral.
O principal objetivo da iniciativa é abrir portas para parcerias internacionais, atrair investimentos estratégicos e fomentar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses com base em experiências globais de inovação e tecnologia.
O primeiro dia de agenda, em Mumbai, teve início com uma visita técnica à uma empresa referência em conectividade 5G e Internet das Coisas (IoT), no dia 25. A comitiva conheceu soluções aplicadas em áreas rurais e urbanas, com destaque para tecnologias que podem impulsionar cidades inteligentes e o agronegócio mato-grossense. Ainda em Mumbai, os representantes foram recebidos pelo ministro do estado de Maharashtra e autoridades da cidade de Navi Mumbai, onde discutiram inovação urbana, energia limpa e transformação digital.
A comitiva também participou de um jantar de negócios com empresários indianos. O encontro promoveu networking e explorou oportunidades de cooperação nos setores de tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento sustentável, reforçando o interesse mútuo em parcerias estratégicas.
No dia 26, em Pune, a delegação visitou o renomado MIT Pune (Maharashtra Institute of Technology), onde foram discutidas possibilidades de intercâmbio acadêmico, formação tecnológica e qualificação de jovens. De volta a Mumbai, a comitiva conheceu a L&T Smart World & Communication, que apresentou soluções em segurança digital, cidades inteligentes e infraestrutura tecnológica. A agenda se encerrou na Confederação das Indústrias Indianas, com apresentações de startups e rodada de negócios.
O vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, destacou os significativos avanços que a missão poderá proporcionar a Mato Grosso. “Esta viagem tem sido fundamental para fortalecer conexões com um país tão rico em inovação, conhecimento e experiências, que certamente poderão resultar em benefícios concretos para os municípios de Mato Grosso”, afirmou.
Organização – A missão à Índia é resultado de uma ação conjunta entre a AMM, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e a Câmara Indo-Brasileira, com apoio institucional do TCE-MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da FIEMT.
A iniciativa reafirma o compromisso com a inovação, educação tecnológica e atração de investimentos internacionais. A troca de experiências internacionais abre caminhos para cooperação em áreas como agronegócio sustentável, biotecnologia, digitalização de serviços públicos e intercâmbio cultural, entre outros setores.
FONTE: Agência de Notícias da AMM

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-