Max Russi pretende tornar a presidência da ALMT uma “sala de diálogo” e de “respeito a todos”
Em seu discurso após a eleição da mesa diretora, o presidente da Assembleia disse que pretende tornar a presidência uma “sala de diálogo” e de “respeito a todos”.
Russi argumentou que a Assembleia Legislativa tem crescido nos últimos anos e que todas as grandes decisões do estado passam por ela. Ele ficou muito feliz por ter tido todos os votos, o que mostra a sintonia do Parlamento.
A deputada Janaína Riva (MDB) reconheceu que não conseguiu vencer a eleição como gostaria, mas disse que terão um grande nome representando o MDB na mesa, o dr. João José, que se tornou o 1º secretário.
A composição completa da mesa diretora eleita, “Parlamento Mais Forte”:
Presidente: Max Russi (PSB)
1º vice-presidente: Júlio Campos (União)
2º vice-presidente: Gilberto Cattani (PL)
3º vice-presidente: Wilson Santos (PSD)
1º secretário: Dr. João (MDB)
2º secretário: Paulo Araújo (PP)
3º secretário: Diego Guimarães (Republicanos)
4º secretário: Elizeu Nascimento (PL)
5º secretário: Fabio Tardin (PSB)
6º secretário: Juca do Guaraná (MDB)
Segundo um analista de politica em Mato Grosso entrevistado pela nossa reportagem, teceu alguns pontos obre a nova administração da mesa diretora nesta próxima legislatura.
Alguns dos principais desafios que a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso enfrentará no próximo biênio (2025/2026) podem incluir:
Manter o diálogo e o respeito entre todos os 24 deputados estaduais, conforme o objetivo declarado pelo presidente eleito Max Russi. Garantir que a Assembleia continue sendo um espaço de debate e tomada de decisões importantes para o estado.
Dar continuidade ao crescimento e fortalecimento da Assembleia Legislativa, mantendo sua relevância nas grandes decisões que afetam Mato Grosso, como destacado por Russi.
Integrar novos deputados na dinâmica da Casa, aproveitando a oportunidade que a nova mesa diretora deu a “novos deputados”, como mencionado por Russi, foi de extrema relevância. Diz.
Representar de forma equitativa os diferentes partidos e grupos políticos presentes na Assembleia, buscando o equilíbrio, já que a deputada Janaína Riva (MDB) reconheceu não ter conseguido a vitória que gostaria. Isso foi de uma maturidade da deputada que esta preparada até para comandar a presidência da casa democrática de Mato Grosso.
Por fim, enfrentar os desafios típicos da gestão de uma casa legislativa, como organização dos trabalhos, pautas, votações, relacionamento com o Poder Executivo, entre outros, serão pontos chaves para essa administração dar certo como disse o novo presidente Max Russi (PSD).
Portanto, os principais desafios giram em torno de manter a unidade e diálogo entre os deputados, dar continuidade ao fortalecimento da Assembleia, integrar novos parlamentares e representar de forma equilibrada os diferentes grupos políticos.
PRIORIDADES NO LEGISLATIVO:
O analista politico FGC, que preferi colocar somente as iniciais do nome, cita alguns temas que provavelmente deverão ser priorizados na pauta legislativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no próximo biênio (2025/2026) :
- Temas relevantes para o desenvolvimento do estado:
- Grandes projetos e decisões que impactam Mato Grosso, conforme mencionado por Max Russi sobre a importância da Assembleia nesse processo.
- Pautas relacionadas à infraestrutura, economia, agronegócio, meio ambiente, entre outros setores estratégicos.
- Fortalecimento institucional da Assembleia:
- Medidas que visem ampliar a relevância e o papel da Casa Legislativa no estado.
- Aprimoramento dos processos internos, organização dos trabalhos e relacionamento com os demais poderes.
- Representatividade e diálogo:
- Iniciativas que promovam a inclusão e participação de novos deputados, como destacado pela fala de Russi.
- Mecanismos que garantam o diálogo e equilíbrio entre os diferentes partidos e grupos políticos.
- Temas sociais e de interesse da população:
- Pautas relacionadas à saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre outras áreas prioritárias para a população.
- Projetos que busquem atender as demandas e necessidades dos cidadãos mato-grossenses.
VEJA VÍDIO DISCURSO PRESIDENTE ALMT MAX RUSSI: