Com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como a campeã mundial Magic Paula (basquete), o medalhista olímpico Lars Grael (vela) e o campeão olímpico André Heller (vôlei masculino), o Fórum Estadual de Formação Esportiva de Mato Grosso será realizado no dia 26 de fevereiro, das 8h às 16h30, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas entre de 3 a 19 de fevereiro, no link do evento.
A iniciativa é do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e o Clube Futsal Sem Drogas, e vai levar conhecimento e capacitação à comunidade esportiva mato-grossense, com foco em temas como gestão esportiva, governança, transparência e captação de recursos federais.
Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o evento representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o esporte no Estado. “É um fórum extremamente importante, porque reúne conhecimento técnico e grandes referências nacionais para orientar clubes e entidades esportivas sobre como se estruturar melhor, acessar recursos e profissionalizar ainda mais a gestão. Mato Grosso vem investindo fortemente no esporte e iniciativas como essa ampliam as possibilidades para que mais projetos sejam fortalecidos e mais atletas sejam formados”, destaca.
O gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Appel, reforça a necessidade de compartilhar conhecimento. “Vamos explicar como obter recursos públicos federais e e abordar temas importantes como gestão esportiva, com governança e transparência, melhorando a capacidade de gestão de projetos de todas as entidades esportivas públicas e privadas do Estado”, frisa. Ele fará a palestra de abertura do evento com o tema “O CBC e sua atuação no cenário esportivo nacional”.
Conforme Emerson, o Comitê Brasileiro de Clubes promove em todos os Estados brasileiros o evento anual da entidade. “Mato Grosso vai sediar o 26º encontro. O próximo e último será em Teresina, no Piauí”, informa. Financiado pela Lei 13.756/2018, que distribui recursos arrecadados pelas loterias federais, o CBC conta atualmente com 1.995 clubes integrados à rede nacional de formação esportiva, entre pequenos, médios e grandes. Em Mato Grosso, 59 clubes fazem parte dessa rede e recebem incentivos como suporte em treinamento, viabilização de logística, passagens aéreas, compra de materiais e equipamentos esportivos, entre outros benefícios.
Durante o fórum, o velejador Lars Grael irá compartilhar sua trajetória de vida e a história de superação após o acidente que marcou sua vida. Palestrante desde 2000, ele também é fundador do Projeto Grael, voltado à inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Mais de 17 mil jovens já foram atendidos pela iniciativa.
A ex-jogadora Magic Paula apresentará conceitos aplicados à formação de atletas de alto rendimento, enquanto o ex-central da seleção brasileira André Heller abordará princípios ligados à gestão esportiva, educação corporativa e relacionamento interpessoal. “Cada um deles fará uma apresentação da história de vida, a trajetória com alcance ao sucesso, com muita emoção. São histórias de superação”, avalia Emerson.
Outro foco do fórum é descentralizar o acesso ao conhecimento esportivo no país. “A informação às vezes se concentra no Rio de Janeiro e São Paulo, e nós queremos levá-la aos 27 ‘cantinhos’ do Brasil. Informação para se tornar conhecimento, acesso a recursos e a melhor maneira de gerenciamento do dinheiro. Queremos ver os pequenos clubes participando de campeonatos nacionais”, reforça. Além do CBC, também são beneficiados com repasses das loterias federais órgãos como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Do total arrecadado, 0,46% é destinado ao Comitê Brasileiro de Clubes. “A loteria federal é um dos grandes financiadores do esporte no Brasil”, frisa Emerson. Segundo ele, a aplicação do montante total, que no último ano somou R$ 15,2 bilhões, entre todos os beneficiários previstos pela legislação, é auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério do Esporte. “A legislação que disciplina o repasse do valor arrecadado pelas lotéricas com jogos que envolvem números também regulamenta repasses para educação, saúde e segurança, entre outros”, conclui Emerson.
-
-
Recomendamos que veja
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

-

