A obra ilustrada “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”, que reúne as trajetórias de Tereza de Benguela, Mãe Bonifácia e Maria Taquara, será lançada nesta terça-feira (9.12), às 19h, na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.
Escrito e ilustrado pela historiadora Cristina Soares, o livro foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na “Premiação Marília Beatriz” – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
O lançamento marca a chegada da versão impressa da obra, que valoriza a memória, a ancestralidade e o protagonismo feminino negro em Mato Grosso, trazendo três mulheres fundamentais para a história do estado. A primeira edição foi produzida em 2021, em formato digital.
O roteiro de “Mulheres na História Africana em Mato Grosso” foi organizado por Everson Constantino, e a diagramação é de Hernane Beltrão. A editora Kofa é responsável pela publicação da versão impressa.
Fruto do Mestrado Profissional em História, de Cristina Soares, o livro traz as trajetórias narradas por meio de pesquisa, texto e arte visual.
“A escolha da universidade como espaço do evento é um reconhecimento da importância institucional da UFMT, que abraçou e possibilitou essa pesquisa”, destaca a historiadora.
O evento de lançamento terá o formato de um sarau, reunindo coletivos, artistas, cantores, autores, poetas e toda a comunidade. Além de apresentações artísticas, haverá o compartilhamento de obras das autoras Bruna Baldo, Ayla Rangel e Daiene Rayssa, e do Coletivo JuMtos.
“A proposta é transformar o momento em um encontro de celebração e pertença, aproximando a comunidade externa da universidade e fortalecendo a circulação de produções culturais produzidas por mãos negras, indígenas e mato-grossenses”, finaliza Cristina Soares.
Premiação Marília Beatriz
A “Premiação Marília Beatriz” foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Com o objetivo de premiar obras literárias e projetos de fomento à literatura em Mato Grosso, a seleção pública contou com R$ 575 mil de investimento total.
O edital homenageia a professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, incentivadora da literatura, que morreu em 2020, em decorrência da covid-19.
“A Premiação Marília Beatriz simboliza o reconhecimento da qualidade artística e literária de autores do nosso Estado. Mais do que parabenizar e agradecer, premiamos livros e projetos que enriqueceram a cena cultural mato-grossense, entre as quais essa valiosa obra de Cristina Soares”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
Serviço:
Lançamento do livro “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”
Quando: terça-feira (9.12), às 19h
Local: prédio do Sintuf, na UFMT, em Cuiabá (atrás da Biblioteca Central)
-
-
Recomendamos que veja
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

-

