Mês Setembro Amarelo, que tem como objetivo promover o debate sobre a prevenção ao suicídio. Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já abordaram a campanha sob diversos ângulos, como os cuidados com a saúde mental, o combate ao preconceito e as formas de apoio às pessoas que apresentam sintomas que podem levá-las a tirar a própria vida.
Saúde
A prática de atividades físicas é componente essencial na manutenção da saúde do corpo e da mente. Previne diversas doenças e, em alguns casos, serve também para promover a cidadania. E a importância de praticar exercícios com acompanhamento qualificado é o mote do Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro.
AÇÃO GLOBAL
A campanha Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
O suicídio é uma triste realidade que atinge milhares de pessoas em todos os continentes. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, média de 38 por dia. Entre 2010 e 2019, o País registrou em torno de 112 mil mortes por suicídio.
É muito importante que pessoas próximas saibam identificar quando alguém está pensando em tirar a própria vida e, dessa forma, possam agir para evitar essa tragédia, tendo uma escuta ativa, empática e sem julgamentos. Uma das formas de mostrar-se disponível para ajudar é levar o paciente ao médico psiquiatra, que saberá como manejar a situação e indicar os tratamentos adequados. Praticamente 100% dos casos de suicídio estão associados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Excesso de culpa, vergonha, desesperança, sensação de vazio e tristeza profunda estão entre os principais sinais de alerta.
BUSQUE AJUDA!
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e orientações sobre prevenção do suicídio 24h por dia, de forma sigilosa e gratuita. Para mais informações acesse www.cvv.org.br ou ligue 188
FONTE:AGENCIA BRASIL



Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-