ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado

Hoje é Dia: prevenção ao suicídio e doação de órgãos são os destaques

Mês Setembro Amarelo, que tem como objetivo promover o debate sobre a prevenção ao suicídio. Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já abordaram a campanha sob diversos ângulos, como os cuidados com a saúde mental, o combate ao preconceito e as formas de apoio às pessoas que apresentam sintomas que podem levá-las a tirar a própria vida.

Saúde

A prática de atividades físicas é componente essencial na manutenção da saúde do corpo e da mente. Previne diversas doenças e, em alguns casos, serve também para promover a cidadania. E a importância de praticar exercícios com acompanhamento qualificado é o mote do Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro.

AÇÃO GLOBAL

A campanha Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.

O suicídio é uma triste realidade que atinge milhares de pessoas em todos os continentes. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, média de 38 por dia. Entre 2010 e 2019, o País registrou em torno de 112 mil mortes por suicídio.

É muito importante que pessoas próximas saibam identificar quando alguém está pensando em tirar a própria vida e, dessa forma, possam agir para evitar essa tragédia, tendo uma escuta ativa, empática e sem julgamentos. Uma das formas de mostrar-se disponível para ajudar é levar o paciente ao médico psiquiatra, que saberá como manejar a situação e indicar os tratamentos adequados. Praticamente 100% dos casos de suicídio estão associados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Excesso de culpa, vergonha, desesperança, sensação de vazio e tristeza profunda estão entre os principais sinais de alerta.

BUSQUE AJUDA!

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e orientações sobre prevenção do suicídio 24h por dia, de forma sigilosa e gratuita. Para mais informações acesse www.cvv.org.br ou ligue 188

FONTE:AGENCIA BRASIL 
- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *