ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado ALMT 190 Anos - Assembleia Legislativa de Mato Grosso TCE MT Radar - Tribunal de Contas do Estado

Fórum de Cuiabá celebra Dia do Estagiário com palestra sobre Inteligência Artificial e Direito

No apoio das atividades diárias do Fórum da Capital, 420 estagiários colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para celebrar essa função, o Fórum de Cuiabá realizou, nessa segunda-feira (18 de agosto), a palestra Inteligência Artificial e o Futuro do Direito, no auditório local.  A ação comemora o Decreto n.º 87.497/82, que regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

A palestra foi ministrada pelo juiz Vinicius Paiva Galhardo, do Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais.

“Ao falar sobre Inteligência Artificial e o futuro do Direito, lembramos que a Justiça caminha em constante transformação. Nesse cenário, em que os estudantes estão dando seus primeiros passos na vida profissional, terão papel fundamental. São eles que trarão novas perspectivas, novas formas de pensar e agir, ajudando a construir uma Justiça mais próxima, mais eficiente e mais humana”, observou juíza Hanae Yamamura de Oliveira, diretora do Fórum.

Para a magistrada, com a prática jurídica, o grupo desenvolve novas habilidades e leva novas perspectivas de trabalho e inovação. “Celebrar o Dia do Estagiário é reconhecer que o estágio vai muito além de uma etapa acadêmica. Os estagiários exercem uma função importante no apoio às rotinas do Judiciário, colaborando para a melhoria dos fluxos de trabalho e para a qualidade dos serviços. A palestra ministrada pelo Dr. Vinícius, sobre inteligência artificial e o futuro do direito, trouxe reflexões muito pertinentes e mostra como é essencial preparar os novos profissionais para os desafios que estão por vir. Esse diálogo entre prática, tecnologia e formação fortalece o aprendizado dos nossos estagiários e valoriza sua presença no ambiente judicial.”, avalia.

O estagiário Pedro Carlos Correa da Costa, acadêmico do 6º ano do curso de Direito, lotado na Central de Processamento Eletrônico (CPE) elogiou a iniciativa. “É um conteúdo que abre um leque de oportunidades para nós, estagiário. O tema abordado é algo com o qual me identifico bastante e considero essencial termos esse aprofundamento. Achei excelente que o Fórum tenha promovido esse momento, porque nos ajuda a ampliar a visão sobre o Direito e a compreender melhor os caminhos que a profissão pode seguir”.

- - - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *