Ferrovia no Centro-Oeste vai impulsionar a economia

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) alcançou 39% de execução, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São 1.534 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. A entrega é prevista para 2028. A ANTT aponta que o investimento total da Fico vai superar R$ 10,2 bilhões.

O primeiro trecho liga Goiás ao Mato Grosso. Os trilhos entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) somam 383 quilômetros. A segunda etapa, de Água Boa até Lucas do Rio Verde (MT), conta com uma extensão de mais 505 quilômetros. O traçado expande ainda para Lucas do Rio Verde a Vilhena (RO), com 646 quilômetros, atendendo a produção agropecuária do Sul de Rondônia – com a interligação à Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a Fico transportará grãos, combustíveis e bens industrializados. A ferrovia é uma perspectiva logística de reduzir custos logísticos e aumentar a previsibilidade das exportações. A infraestrutura posiciona o Centro-Oeste como elo entre as

De acordo com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a ferrovia deve beneficiar diretamente 11 municípios. “Estamos falando de uma ferrovia que vai impulsionar o desenvolvimento regional, reduzir custos logísticos, aliviar as rodovias e contribuir significativamente para uma matriz de transporte mais limpa e eficiente”, afirmou. O projeto começou em 2010, com início das obras em setembro de 2021.

A Fico é um projeto da Infra S.A., empresa pública federal de capital fechado, vinculada ao Ministério dos Transportes. O primeiro trecho, entre Mara Rosa e Água Boa, foi viabilizado por investimento cruzado. A Vale, empresa multinacional brasileira de mineração e logística, executa as obras como contrapartida da renovação antecipada dos contratos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), firmada em 2020.

O traçado de 383 quilômetros foi projetado para cargas pesadas. A estrutura utiliza bitola larga de 1,60 metro, trilhos TR-UIC 60, dormentes de concreto monobloco e capacidade de 32,5 toneladas por eixo. O custo de capital (capex) estimado é de R$ 2,73 bilhões.

A conexão vai permitir o escoamento de grãos e minérios tanto para os portos do Arco Norte, como Itaqui (MA), quanto para Santos (SP). A Fico vai ter conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai do Porto Sul, em Ilhéus (BA), até Lucas do Rio Verde (MT).

O gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, afirma que as obras seguem dentro do cronograma e que a entrega continua prevista para 2028. “A ANTT realiza fiscalizações mensais e pontos de controle técnico em todo o trecho”, diz.

Ele destaca que a ponte ferroviária sobre o Rio Araguaia representa um dos maiores desafios da construção, numa execução que requer rigor técnico. A ponte ferroviária terá extensão de 1,6 quilômetro sobre o Rio Araguaia, ligando Goiás ao Mato Grosso.

FONTE:ANTT
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