O Museu do Rio, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Cuiabá, será o cenário da Feira Cultural do Japão, que acontece de 4 a 7 de setembro de 2025 com gastronomia, arte e atrações típicas do Japão. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e Várzea Grande, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a feira no Museu do Rio será uma prévia do Festival do Japão, que acontecerá no Parque Novo Mato Grosso em 2026. A última edição foi realizada em 2016.
“Será o lançamento do evento, que está previsto para acontecer em grande escala no próximo ano, no Parque Novo Mato Grosso. A proposta foi discutida com o vereador Rafael Yonekubo, ainda durante seu mandato na Câmara Municipal. Recebemos a Associação Cultural Nipo-Brasileira, responsável pela organização, e a programação da feira, com produtos típicos e atrações culturais, ocorrerá em setembro”, afirmou o secretário.
Durante o evento, as famílias cuiabanas, turistas e fãs da cultura pop japonesa poderão aproveitar 15 bancas com opções de gastronomia típica. A programação inclui apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, cerimônia do chá, concurso de cosplay, desfiles, artes marciais, além de artesanato, produtos orientais e um palco com shows musicais e apresentações de karaokê.
A volta do evento após 10 anos resgata a memória afetiva de quando o Japão da tradição e da inovação encontra a Cuiabá da receptividade e da paixão.
De acordo com o coordenador do evento, Rafael Yonekubo, a entrada será solidária: 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite. O público terá à disposição uma diversidade de pratos quentes e frios, como: sushi, sashimi, yakisoba, kare, karaage, gyudon e lamen. “Mas, para quem não é adepto da gastronomia oriental, teremos algumas barracas com pastéis, hambúrgueres e batata recheada. Também haverá espaço kids para as crianças, show com o cantor Joe Hirata e apresentações de taiko, danças de K-pop e J-pop, kendô e outras artes marciais”, destacou Rafael.
Já no setor do bazar, a Feira Cultural do Japão contará com um espaço diversificado, com produtos japoneses e coreanos, além de artesanatos regionais, com peças exclusivas para a feira. A cultura cuiabana também estará presente com apresentações de siriri e cururu.

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-