A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta terça-feira (9), o substitutivo apresentado pelo deputado federal Coronel Assis (União-MT) ao Projeto de Lei nº 3.255/2025. A proposta endurece o tratamento penal para crimes cometidos contra agentes da segurança pública no exercício de suas funções ou em razão delas.
O texto aprovado altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal para aumentar penas e tornar mais rígidos os critérios de progressão de regime quando a vítima for integrante das instituições previstas no artigo 144 da Constituição Federal, servidores do Sistema Único de Segurança Pública ou agentes do sistema socioeducativo.
O substitutivo também inclui aumento de pena para crimes como ameaça, perseguição, sequestro, cárcere privado, roubo, extorsão e induzimento ao suicídio, quando praticados contra esses profissionais.
Segundo o relatório, o objetivo é aprimorar a proteção institucional às forças de segurança, respeitando a lógica do Direito Penal e harmonizando a proposta com legislações já aprovadas recentemente pelo Congresso.
Ao defender o parecer, Coronel Assis destacou que “o país vive um cenário de crescente violência contra policiais e demais agentes públicos vinculados à segurança. O fortalecimento da legislação é fundamental para resguardar quem atua na linha de frente da proteção da sociedade”.
Com a aprovação na Comissão de Segurança Pública, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois disso, estará pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.
-
-
Recomendamos que veja
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

-

