Centro de Atendimento às Vítimas cria ambiente seguro para mulheres terem acesso à renda
“O nosso objetivo também é promover o retorno da autoconfiança dessas mulheres, para que elas saibam que são capazes de se manter”, ressaltou a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e coordenadora do Ceav.
Criar iniciativas para romper o ciclo de violência é um dos propósitos do Ceav, que desde a sua instalação realiza ações que possibilitem a geração de renda das vítimas. São realizados encaminhamentos para atualização e aperfeiçoamento profissional, por meio das Secretarias Municipal e Estadual da Mulher, e encaminhamento para o projeto Cartório Inclusivo. Agora, a ‘Empodera Mulher’ passa a ser mais um mecanismo para as vítimas poderem se reestruturar longe de seus agressores.
Uma das mulheres beneficiadas pela nova ação foi Mayane Caroline, de 25 anos. Mãe de duas crianças, ela foi vítima de violência doméstica e ingressou com processo judicial. Desde então, acolhida pelo Ceav, ela recebe acompanhamento psicológico há quase um ano.
Mayane atua no setor financeiro de uma empresa privada, mas sempre desejou ter uma oportunidade para colocar em prática suas habilidades culinárias. Essa chance chegou com o convite para participar da 1ª Feira Gastronômica ‘Empodera Mulher’.
“Eu tinha um sonho e eles deram a oportunidade e posso falar por todas essas mulheres que participaram. Recebemos total auxílio para a exposição dos produtos, vendas e até as entregas foram feitas pela equipe organizadora”.
Os investimentos feitos para a compra dos ingredientes dos bolos e tortas feitas por Mayane foram convertidos em lucro. “Recuperei todo o valor investido e tive lucro de 100%. Isso aconteceu com todas as mulheres que participaram da feira, muitas saíram com encomendas para o Natal e clientes. Isso foi maravilhoso!”.
Segurança – A feira, realizada no dia 03 de dezembro no Fórum de Cuiabá, gerou o sentimento de segurança às assistidas do Ceav, fator visto como indispensável pelas vítimas de violência doméstica.
“Tem mulheres que não têm uma renda ou ela é insuficiente para sustentar a família. Então, muitas delas vendem até mesmo na rua, em lugares que não têm nenhuma estrutura e muitas vezes precisam levar as crianças e correm o risco de sofrerem novas agressões físicas. Já no Fórum, a gente tem uma segurança, estamos protegidas por uma rede de pessoas, seguranças. Por isso, queria deixar aqui o meu desejo de participar de mais feiras como essas, que novas oportunidades sejam criadas para todas nós dentro de espaços como o do Fórum de Cuiabá”, declarou Mayane.
Diante do resultado positivo e receptividade, a ‘Feira Empodera’ Mulher ganhará nova edição. A expectativa é que o próximo evento ocorra no primeiro trimestre de 2025.
CEAV – O Ceav Cuiabá oferece atendimento multidisciplinar que inclui psicólogos, assistentes sociais para dar suporte integral à vítima. As assistidas recebem orientações relacionadas ao trâmite processual e atendimento e acolhimento de familiares.
Acesse aqui para saber quais são os canais de atendimento do Centro!
Por: Priscilla Silva/ Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT