Será aberta nesta terça-feira (14) de outubro, às 14h, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, a exposição “Cores, Traços, Criatividade: uma viagem artística entre gerações”, reunindo obras da artista plástica Ellém Pellicciari e de sua neta, Yasmin Peliciari, de 14 anos.
A mostra segue até 21 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
Promovida com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, sob a gestão do secretário Fernando Medeiros, e da ARTEMAT (Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso), a exposição celebra a arte como elo entre gerações e como instrumento de expressão, aprendizado e afeto.
Diálogo entre gerações
Com olhares distintos e complementares, avó e neta compartilham o espaço expositivo como um diálogo entre a experiência e o frescor da descoberta.
Ellém Pellicciari, natural de Franca (SP) e residente em Cuiabá desde 1994, apresenta obras em tinta acrílica, explorando temas que transitam entre o simbólico, o ambiental e o humano. Sua produção reflete um olhar poético e crítico sobre a sociedade, ao mesmo tempo em que valoriza a simplicidade da vida cotidiana.
“As minhas obras são em acrílica sobre tela. Tenho diversos estilos, desde o contemporâneo até a Arte Naif, com paisagens de vilarejos. São paisagens com a simplicidade da vida em sítios e povoados”.
Com uma trajetória que une arte, educação e causas sociais, Ellém é mestre em Educação, integra o Projeto Ambiental Teoria Verde e atua na proteção animal em Cuiabá. Atualmente faz parte da diretoria da ARTEMAT, contribuindo para a valorização da arte mato-grossense. Ao longo de sua carreira, já participou de diversas exposições em Mato Grosso, em outros estados e em galerias internacionais.
Ao lado da avó, Yasmin Peliciari, nascida em 2011, apresenta sua primeira exposição. Apaixonada pela estética e expressividade dos animes, ela cria personagens com lápis de cor aquarelado e canetas hidrocor, revelando delicadeza e intensidade em cada traço. Mesmo em formação, já demonstra identidade artística própria e um olhar sensível sobre o universo juvenil e contemporâneo.
A arte como verdade
Inspirada na frase de Pablo Picasso, “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”, a mostra propõe ao público uma experiência estética e emocional, em que os diferentes estilos e gerações se encontram para celebrar o poder transformador da criação artística.
Para o secretário Fernando Medeiros, o incentivo a exposições como esta reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o fortalecimento da cultura local.
“A arte é um reflexo da nossa identidade e da nossa diversidade. Valorizar artistas como Ellém e Yasmin é incentivar o diálogo entre gerações e reconhecer a importância da expressão criativa na formação humana e social”, destacou Medeiros.
Serviço
Exposição: “Cores, Traços, Criatividade: uma viagem artística entre gerações”
Artistas: Ellém Pellicciari e Yasmin Peliciari
Período: de 14 de outubro a 21 de novembro
Local: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha – Praça do Morro da Caixa D’Água Velha, Rua Comandante Costa, esquina com a Rua Nossa Senhora de Santana, Centro Sul – Cuiabá
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Apoio: ARTEMAT e Prefeitura de Cuiabá




Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-