Dados da Vigilância Epidemiológica dos Vírus Respiratórios mostram um cenário preocupante neste ano, em Cuiabá.
Conforme relatório semanal do órgão município, houve um aumento de 85% no número de casos de influenza A e B, tipos de vírus que causam a gripe.
Na Capital, os casos saltaram de 14 em 2024 para 165 em 2025.
Também há 32 hospitalizações registradas neste ano contra nenhuma no mesmo período anterior.
O alerta foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, que intensificou a vacinação contra o vírus influenza em todas as 73 unidades básicas de saúde da cidade.
Segundo a SMS, o foco é a imunização de crianças, idosos e gestantes, públicos prioritários que compõem parte significativa da população-alvo estimada em 248.118 pessoas.
Até esta semana, Cuiabá recebeu do Ministério da Saúde (MS) três remessas de imunizantes contra a doença, totalizando 88 mil doses, sendo a primeira com 14 mil; a segunda com 32 mil e a terceira com 42 mil doses.
A vacinação é realizada de forma contínua, com equipes promovendo, inclusive, a conscientização dos pacientes que frequentam as unidades de saúde a fim de incentivar a adesão ao imunizante.
Por meio da assessoria, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barbosa Sampaio, reforçou a importância da vacinação como medida de proteção coletiva.
“Estamos enfrentando um aumento expressivo dos casos de influenza em 2025. Já são 165 casos confirmados e três óbitos registrados até a semana epidemiológica 15. A vacina é fundamental para evitar formas graves da doença, principalmente entre as crianças e os idosos, que são os mais vulneráveis. Nossa missão é garantir que cada pessoa dentro do grupo prioritário tenha acesso à imunização o quanto antes”, disse.
A SMS informou ainda que o dia “D” de mobilização da campanha está previsto para 10 de maio, quando todas as unidades de saúde funcionarão em horário estendido para ampliar o alcance da imunização.
A SMS observa que crianças e idosos, por exemplo, precisam ser levados por um acompanhante até as unidades de saúde, fator que tem sido trabalhado nas campanhas de conscientização.
“A vacina é segura, eficaz e a melhor forma de evitar complicações que podem levar até à morte. Precisamos do apoio das famílias para levar seus entes queridos às unidades. A imunização é um ato de amor e de responsabilidade coletiva”, disse.
A orientação é para que os cidadãos levem documento com foto e cartão de vacinação para receber a dose.
Os dados da SMS apontam para uma redução no número de casos de Covid-19, passando de 3.523 em 2024 para 872 em 2025, com quatro óbitos neste ano, em comparação com 10 no ano anterior.
Contudo, também é importante manter a atenção à vacinação para prevenir surtos e complicações decorrentes da doença.
Fonte:redação


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-