A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) reafirmou seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão social ao inaugurar, nesta quinta-feira (9), o primeiro guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda no Espaço Cidadania. O novo serviço vai oferecer acolhimento especializado para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), documento que substitui o antigo Registro Geral (RG).
O atendimento será feito pela servidora Lhais Rafaela Pinheiro Soares, que é surda e foi capacitada para realizar o serviço de forma autônoma e eficiente, das 8h às 16h.
Durante a solenidade, o primeiro-secretário da Casa, deputado Dr. João (MDB), destacou que a iniciativa simboliza o cuidado da ALMT com todos os públicos.
“A Assembleia tem compromisso com a acessibilidade. Centenas de pessoas passam diariamente pelo Espaço Cidadania e agora, com esse guichê acessível, estamos garantindo um atendimento digno às pessoas surdas e com deficiência auditiva. É uma ação inovadora, que reforça o papel da Casa como instituição próxima da sociedade”, afirmou.
O deputado Sebastião Rezende (União), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, também ressaltou o caráter humanizado e inclusivo do trabalho realizado pela ALMT.
“Hoje a Assembleia Legislativa é referência nacional em inclusão. O Espaço Cidadania tem se tornado sinônimo de acolhimento, respeito e eficiência. Este novo guichê reforça o compromisso da Casa com um atendimento de qualidade e verdadeiramente humanizado”, pontuou.
A ouvidora-geral do Espaço Cidadania, Uecileny Rodrigues Fernandes, explicou que a criação do guichê surgiu a partir da observação do desempenho e da empatia de Lhais no contato com o público.
“Percebemos o potencial e o carisma da servidora, que já vinha atendendo muito bem a população. Por ser surda, ela compreende as barreiras de comunicação enfrentadas por essa comunidade. Agora, com um espaço exclusivo, o atendimento será ainda mais eficiente, acolhedor e acessível”, destacou.
Para Andrico Moraes Xavier, secretário adjunto de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, a inauguração representa um marco histórico para o estado.
“Esse guichê simboliza empatia e protagonismo. É uma ação que fortalece a comunicação entre o poder público e a comunidade surda e demonstra o comprometimento da Assembleia com a acessibilidade em Mato Grosso”, afirmou.
Emocionada, Lhais Rafaela Pinheiro Soares celebrou a conquista e ressaltou a importância do novo espaço.
“É um momento muito especial. A comunicação entre surdos e ouvintes muitas vezes é difícil, mas agora o atendimento vai fluir naturalmente. Estou muito feliz e grata pela oportunidade e pela sensibilidade da direção da Casa em olhar com empatia para a comunidade surda”, disse.
Entre as primeiras atendidas no novo guichê, Thaiane Camilla Rodrigues da Silva, que trabalha com digitalização de documentos. Ela é surda e relatou a alegria de poder ser compreendida durante o atendimento.
“É muito difícil quando não há intérprete. Aqui, saber que vou ser entendida me traz tranquilidade e confiança. Esse espaço é uma conquista enorme para nós, surdos”, contou.
A entrevista com a servidora Lhais Rafaela e demais participantes surdos foi realizada em Libras, com tradução das intérpretes da TVAL, Carla Vitória da Silva Pires e Carine Oliveira Guerreiro Campos.




Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-