Seja bem-vindo(a). Hoje é

Plantio de árvores simboliza compromisso ambiental no encerramento do ReciclaJud em Várzea Grande

O plantio de mudas de Pata-de-Vaca, Goiabeiras e Ipês brancos em frente ao Fórum de Várzea Grande marcou na tarde desta quarta-feira (17) o encerramento da competição ReciclaJud –  edição Várzea Grande, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT) voltada à promoção da sustentabilidade, responsabilidade social e mudança de hábitos no ambiente institucional.

O ReciclaJud incentiva a coleta seletiva, a destinação correta de resíduos e o reaproveitamento de materiais recicláveis, mobilizando magistrados, servidores e colaboradores das unidades judiciárias. Além de reduzir impactos ambientais, a iniciativa fortalece a consciência coletiva e transforma boas práticas ambientais em ações permanentes. A execução e o acompanhamento da competição são realizados pelo Núcleo de Sustentabilidade do TJMT.

Ao longo da competição, o Foro de Várzea Grande arrecadou mais de quatro toneladas de materiais recicláveis, resultado do engajamento das equipes e do comprometimento com uma atuação institucional mais responsável e sustentável. O encerramento simbólico, com o plantio de árvores, reforçou a ideia de que pequenas atitudes geram impactos duradouros para o meio ambiente e para a sociedade.

Presente na ação, o juiz Francisco Ney Gaíva, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, unidade que conquistou o segundo lugar na premiação ReciclaJud, destacou o envolvimento coletivo.

“Toda a ação foi fantástica, com grande participação da diretoria e das unidades judiciárias de Várzea Grande. Houve um incentivo constante entre os servidores. O plantio das árvores premia com mais uma ação em prol da natureza aqueles que contribuíram durante o ano para a proteção ambiental por meio da reciclagem e do reaproveitamento de materiais”, afirmou.

Para a gestora do Fórum de Várzea Grande, Luciana Tolovi, o reconhecimento obtido na competição teve papel decisivo no fortalecimento do espírito coletivo e no engajamento dos servidores. Segundo ela, a valorização das boas práticas funcionou como estímulo para ampliar a participação e consolidar uma cultura de responsabilidade socioambiental dentro da unidade.

Para Valéria Nogueira, responsável técnica do Núcleo de Apoio Judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública, o ReciclaJud também cumpre um papel educativo. “É muito importante incentivar o contato com a natureza e motivar os servidores a estarem junto do Fórum, participando de ações que fortalecem a consciência ambiental”, destacou.

A Justiça Comunitária de Várzea Grande conquistou o primeiro lugar na competição. A gestora Avair Rebeka de Souza comemorou a premiação e o simbolismo do plantio. “É uma satisfação enorme. Foi a primeira vez que ficamos em primeiro lugar. Plantar uma árvore é saber que ela vai crescer. Se eu não estiver aqui para ver, meus netos ou bisnetos verão. Isso é muito gratificante”, declarou.

Mais do que uma competição, o ReciclaJud consolida-se como uma política institucional de responsabilidade socioambiental, alinhando o Poder Judiciário à preservação do meio ambiente e à construção de uma cultura sustentável para as futuras gerações.

- -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *